Os melhores locais para visitar
Monumentos em Baião
Núcleo Arqueológico de Chã de Parada
- património
Loivos do Monte
4640, Loivos do Monte
Conjunto megalítico de quatro antas, algumas com gravuras nos seus esteios.
Igreja de São Tiago de Valadares
- património
Valadares
4640-580, Valadares
Templo de pequenas dimensões que podemos incluir já no período gótico, embora de possível fundação anterior. Fachada singela, onde se abre um portal de arco quebrado, de duas arquivoltas, sendo a interior decorada com esferas. Apesar da sobriedade do edifício, com poucos vãos e pesada verticalidade, destaca-se, no interior, um dos mais importantes programas de pintura mural do século XV que se conservam em Portugal.
Ponte de Esmoriz
- património
Caminho da Ponte de Esmoriz
4640-015, Ancede
Implantada sobre o rio Ovil, a Ponte de Esmoriz está enquadrada numa paisagem marcada ainda por uma forte ruralidade. Tal como no caso da Panchorra, em Resende, a Ponte de Esmoriz reflete a utilização tardia de modelos construtivos bastante remotos. Constituída por um único arco de volta perfeita, insere-se no conjunto das travessias viárias associadas à importância religiosa e económica do vizinho Mosteiro de Ancede.
Conjunto Megalítico da Aboboreira
- património
Ovil
4640, Ovil
É composto por cinco monumentos e duas estruturas periféricas associadas que integram o Conjunto Megalítico da Serra da Aboboreira. Neste núcleo existem monumentos que datam desde o Neolítico médio até à Idade do Bronze.
Calçada Romana de Ribadouro
- património
EN211
4640, Ribadouro
Percurso pedestre em calçada romana entre Ancêde e Ribadouro, na margem esquerda do rio Ovil, com cerca de 2800 metros. É um dos vários legados deixados por civilizações antigas e, à semelhança de outros trocos romanos, este foi feito com o recurso a grandes blocos de pedra enterrados numa fundação. No início do percurso existe uma placa informativa de grande utilizada para a exploração deste itinerário.
Mosteiro de Santo André de Ancede
- património
Ancêde
4640-021, Ancede
Da construção românica desta importante igreja monástica, primeiro dos Cónegos Regrantes e depois dos Dominicanos, apenas podemos assinalar a estrutura da capela-mor, onde se destaca a rosácea. Todo o restante conjunto monástico, valioso pelo capital artístico e pela influência local e regional, é obra da Época Moderna. Destacamos as intervenções barrocas que revelam um período de revitalização do espaço nos séculos XVII e XVIII.
Conjunto Megalítico de Meninas do Crasto
- património
Rua do Ovil
4640, Baião
Conjunto megalítico que exibe cinco esteios e uma larga laje de cabeceira. Faz parte do núcleo de monumentos de Meninas do Crasto e faz parte do conjunto megalítico da Serra da Aboboreira.
Mural Eça de Queirós
- património
Rua Eça de Queirós
4640, Campelo
Mural em pedra de homenagem a Eça de Queirós, com imagem de bronze do escritor.
Fonte Egas Moniz
- património
Rua de Camões
4640, Campelo
Fonte com duas bicas e to0talmente decorada com imagens pintadas em azulejos.
Fonte de Ancêde
- património
Ancêde
4640, Ancede
Fonte antiga com uma bica e ladeada por dois bancos de pedra.