Os melhores locais para visitar
Monumentos em Paços de Ferreira
Dólmen de Lamoso
- património
Rua do Dólmen
4590, Paços de Ferreira
O Dólmen de Lamoso é uma anta funerária de corredor, cuja câmara de planta poligonal é constituída por esteios, que suportam uma estrutura fragmentada. A mamoa de terra está intacta. Mamoa de grandes dimensões de câmara poligonal composta por nove esteios e corredor curto. Na parte superior da laje da cabeceira tem uma figuração subtriangular gravada.
Capela de São Francisco
- património
Largo de São Francisco
4590, Freamunde
Neste conjunto está inserida a capela, uma cerca e a casa Hospício de Freamunde. Edifício oitocentista, próprio das grandes confrarias da época. A capela é triangular, assim como a capela-mor que é em talha e que tem dois nichos a ladear uma tela. Este conjunto é barroco, mas a talha tem características neoclássicas. A fachada principal tem um portal em verga reta. A Capela, o Hospício e a cerca constituem um lote de planta triangular. Foi construída em 1737.
Mosteiro de Bande - Carmelo do Coração Imaculado de Maria
- património
Rua do Mosteiro - Quinta de Bande
4590-072, Paços de Ferreira
Comunidade monástica constituída por uma vintena de monjas carmelitas descalças. As Monjas Carmelitas Descalças da Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo vem na esteira do monaquismo oriental e tem como inspiradores os Padres Antigos do Monte Carmelo, em especial o Profeta Elias e Eliseu.
Citânia de Sanfins
- património
Rua da Citânia, 144
4595, Sanfins de Ferreira
A Citânia de Sanfins surgiu por volta do século I a.C. e estende-se por cerca de 15 hectares. Povoado fortificado proto-histórico, de planta tipo regular e construções formando quarteirões, circundado por três linhas de muralhas. Evidencia vestígios de ocupação em época romana e medieval. Destaca-se a descoberta de um monumento para banhos e de uma necrópole composta por mais de três dezenas de enterramentos.
Mosteiro de São Pedro de Ferreira
- património
Rua do Cruzeiro, 124
4590-827, Ferreira
O Mosteiro de Ferreira é um exemplo típico de um estabelecimento eclesiástico de raiz agrária. Trata-se de uma notável construção do românico rural que remonta ao último quartel do século XII. A fachada é rasgada por um portal que só tem paralelo na catedral de Zamora. Do seu conjunto arquitetónico faz parte a Igreja de S. Pedro de Ferreira, sendo o seu pórtico um exemplar único no país. O interior é de uma só nave, com mais de 15 metros de altura. Um monumento de uma beleza singular e de uma paisagem envolvente magnífica.
Pelourinho de Paços de Ferreira
- património
Largo Doutor Luis
4590, Paços de Ferrreira
Pelourinho com plataforma quadrada, base monolítica e fuste cilíndrico. O capitel ostenta, numa das faces, o escudo nacional, enquanto as outras estão decoradas com molduras. No escudo está a coroa real. Fica situado frente ao Museu Municipal.
Estátua de Silvia Cardoso
- património
Praça Doutor Luís
4590, Paços de Ferreira
D. Silvia Cardoso nasceu em Paços de Ferreira, na Casa da Torre, em 1882, falecendo na mesma casa em 1950. O processo de canonização começou em 1984, sendo declarada Serva de Deus. A estátua foi inaugurada a 23 de agosto de 1953 pelo Cardeal Cerejeira e pelo Bispo do Porto, D. António Ferrreira Gomes. Um evento transmitido para todo o país.
Ponte Nova de Paços de Ferreira
- património
Rua Doutor Queirós Ribeiro
4590, Paços de Ferreira
Ponte de transição do século XIX para o XX. Possui cinco arcos, com uma simetria quase perfeita. No final do século XX sofreu obras de restauro, tendo-lhe sido alargado o tabuleiro.
Estátua Doutor Leão de Meirelles
- património
Praça Doutor Luís
4590, Paços de Ferreira
Estátua de homenagem a uma figura da terra. O médico republicano Leão de Meireles teve forte influência na vida do concelho, depois da Implantação da República. Foi administrador do concelho, presidente da Câmara Municipal, deputado e senador da República. Esta estátua foi inaugurada em março de 1924.
Homenagem à Força Aérea Portuguesa
- património
Rotunda da Esquadra 12
4590, Paços de Ferreira
Estátua inaugurada a 20 de maio de 2004.