Os melhores locais para visitar
Monumentos em Figueira de Castelo Rodrigo
Chafariz dos Pretos
- património
Largo Serpa Pinto
6440, Figueira de Castelo Rodrigo
Chafariz de planta hexagonal, no centro do qual se ergue um corpo hexagonal, rematado em pirâmide. No corpo central existem quatro cabeças de criança a servirem de bicas
Cristo Rei de Castelo Rodrigo
- património
Serra da Marofa
6440, Figueira de Castelo Rodrigo
Estátua localizada na Serra da Marofa, a cerca de 977 metros de altitude. Destaque para as magníficas vistas que este local oferece.
Igreja Matriz de Escarigo / Igreja de São Miguel
- património
Largo da Igreja Matriz
6440-091, Figueira de Castelo Rodrigo
Templo gótico constituído por uma planta longitudinal com uma nave, uma capela-mor mais estreita e, adossados, uma sacristia, uma torre sineira e um campanário. Possui contrafortes laterais, cornija decorada e, na fachada sul, um pequeno alpendre. O que distingue esta igreja são os tetos mudéjares do século XVI, que recorrem à temática decorativa geométrica e vegetalista estilizada.
Cisterna em Castelo Rodrigo
- património
Rua da Cadeia, 5
6440, Figueira de Castelo Rodrigo
Cisterna de planta retangular irregular, com três fachadas cegas e a fachada principal rasgada por dois portais, não tendo cobertura. O interior apresenta um espaço único, sendo destinado a reservatório de águas.
Ruínas de Almofala / Casarão da Torre / Torre das Águias / Torre dos Frades
- património
EM604
6440, Figueira de Castelo Rodrigo
Antigo templo romano, provavelmente construído no século II, que se acredita ter sido inspirado no Templo de Júlio César no Fórum de Roma. Mais tarde, sofreu modificações para ser adaptada a atalaia militar.
Convento e Igreja de Santa Maria de Aguiar
- património
EM607
6440-032, Figueira de Castelo Rodrigo
Constitui um belo exemplo de arquitetura gótica primitiva, na simplicidade das linhas plásticas que caracterizavam a sobriedade dos edifícios ocupados pela Ordem de Cister, aqui patente na fachada limpa e austera. Foi mandado edificar em 1174 por D. Afonso Henriques, que o doou à Ordem. Além da bela igreja de sóbria arquitetura, interrompida por um altar-mor barroco, de 1636, que exibe imagens de S. Bento e de S. Bernardo, conservam-se a ala dos monges, com a sacristia e a sala do Capítulo, um muro do refeitório e o edifício da hospedaria onde se destaca uma loggia com colunas toscanas e …
Muralhas do Castelo e Palácio de Cristóvão de Moura
- património
Largo do Pelourinho, 1
6440-031, Figueira de Castelo Rodrigo
Dom Dinis ordenou a construção destas muralhas e do castelo, constituído por muralhas ameadas, torreões, uma grande torre de menagem, fossos e barbacã. Em 1580, durante as ocupações filipinas, o castelo sofreu bastantes danificações. Conservam-se treze torreões e três portas, sendo uma delas a Porta da Traição. Destaque para os cubelos, as ruínas do Paço de Cristóvão de Moura e a malha urbana no interior da cerca.
Torre Solar dos Metelos
- património
Rua do Fundo do Lugar, 4-6
6440-201, Figueira de Castelo Rodrigo
Torre residencial de granito datada do século XV, constituída por uma planta quadrada com balcões assentes em cachorros. As obras que posteriormente tiveram lugar estabeleceram ligação ao solar anexo.
Pelourinho de Castelo Rodrigo
- património
Largo do Pelourinho
6440, Figueira de Castelo Rodrigo
Pelourinho constituído por cinco degraus, um fuste octogonal com base quadrangular e, no cimo, uma pinha do tipo gaiola. Foi provavelmente construído no século XVI, e apresenta características de arquitetura manuelina.
Edifício da Antiga Albergaria
- património
Rua da Albergaria - EM604
6440-091, Figueira de Castelo Rodrigo
Antiga albergaria de peregrinos, provavelmente construída no século XV. Apresenta uma planta retangular com dois pisos, coberta parcialmente com um telhado de duas águas. Encontra-se em ruínas desde o século XX.