Os melhores locais para visitar
Monumentos em Condeixa-a-Nova
Moinho do Zambujal
- património
Zambujal
3150, Zambujal
Pequeno moinho de vento em madeira, localizado numa área alta e despovoada.
Casa dos Arcos / Casa das Colunas
- património
Rua da Condeixinha
3150-132, Condeixa-a-Nova
Edifício datado de 1974, com a fachada principal de composição escalonada. O alpendre com as colunas toscanas, que lhe dão o nome, já não existe, apenas subsistindo dois arcos, no registo inferior. Foi reabilitada, albergando atualmente o Posto de Turismo.
Palácio dos Lemos / Palácio Ramalho Lemos / Palácio Sotto Maior
- património
Rua Dom Francisco de Lemos
3150-142, Condeixa-a-Nova
Palácio datado do século XVIII, com fachada delimitada por dois torreões e uma entrada sobrepujada por um frontão, que se eleva acima da cornija. Realce para o ritmo das aberturas, ferro forjado, cantarias e capela. O corpo central termina em empena triangular com brasão e a restante fachada apresenta simples aberturas retangulares no piso térreo e janelas de sacada no piso nobre.
Palácio dos Figueiredos
- património
Largo Artur Barreto
3150-124, Condeixa-a-Nova
Palácio seiscentista a apresentar três corpos, sendo que o corpo central dá acesso a um pátio com escadarias que conduzem a uma varanda. Possui uma fachada sóbria e simétrica com seis sacadas em cada corpo lateral. Atualmente, alberga os Paços do Concelho.
Igreja de Nossa Senhora da Graça / Igreja Matriz de Ega
- património
EM607
3150, Ega
Edifício manuelino onde se destaca o portal atribuído a Marcos Pires, o arco triunfal e a abóbada da capela-mor de Diogo de Castilho. O retábulo da capela-mor, tríptico, apresenta no painel central Nossa Senhora da Graça e nos painéis laterais a Conversão de São Paulo e a Queda de Simão Mago, representando a pintura primitiva portuguesa. De salientar, ainda, os altares com pinturas quinhentistas e os azulejos dos séculos XVII e XVIII.
Ruínas de Conímbriga
- património
Rua Professor Vergílio Correia
3150-220, Conímbriga
Cidade romana construída sobre um povoado da Idade do Ferro, onde se destaca uma cintura amuralhada com cerca de 1500 metros de extensão. A entrada seria feita por uma estrutura abobadada com duas portas, sendo uma delas levadiça e outra assente sobre gonzos. Esta última abertura era fortificada por dois torreões.
Aqueduto Romano de Conímbriga
- património
Alcabideque
3150, Alcabideque
Deste antigo aqueduto ainda se podem observar a zona de captação de água para a cidade romana de Conímbriga e vestígios até uma extensão de 3550 metros. Do sistema de captação de águas, os restos do "castellum" (torre de captação) de planta retangular são bem visíveis.
Castellum de Alcabideque
- património
Rua do Canto, 2
3150, Condeixa-a-Velha
Torre de captação, localizada junto a um tanque recoletor, que servia essencialmente para captar e elevar a água para o seu posterior transporte, através de um aqueduto com três quilómetros, até à cidade de Conímbriga.
Fonte dos Amores
- património
Condeixa-a-Nova
3150, Condeixa-a-Nova
Fonte construída em 1851 e restaurada em 1974, com duas bicas e um painel de azulejos.
Fonte de Sebal
- património
Rua da Igreja
3150, Sebal
Fonte datada de 1936, com uma bica, dois bancos e um amplo painel de azulejos.