Os melhores locais para visitar
Monumentos em Nazaré
Monte de São Bartolomeu
- património
Nazaré
2450, Nazaré
A vegetação espontânea, traduzida num extenso pinhal, é um dos atrativos deste sítio classificado. No entanto, o interesse pelo local não se esgota nesse ponto. No seu topo, a capela de São Bartolomeu, ou São Brás, é um local de romagem e peregrinação. Aliás, é sobejamente conhecida por estas bandas a lenda da imagem da Nossa Senhora da Nazaré, intimamente ligada ao local. Do ponto de vista arqueológico o castro pré-histórico aqui implantado é um elemento a descobrir por entre a paisagem particularmente interessante.
Ermida de Nossa Senhora dos Anjos
- património
Rua Combatentes do Ultramar
2450, Fanhais
Ermida do século XVI edificada no local onde, segundo a tradição, chegaram no século XII, Frei Rodrigo e Frei Romano, trazendo a imagem de Nossa Senhora da Nazaré vinda de Mérida. Desta ermida rural destacam-se o retábulo do altar-mor, as duas tábuas com pinturas do século XVI e os restos de azulejos do século XVII.
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
- património
Largo Nossa Senhora da Nazaré
2450-065, Nazaré
Em 1377, o Rei D. Fernando mandou construir a primeira igreja para albergar a sagrada imagem, e dar acolhimento ao grande número de peregrinos em visita à Senhora da Nazaré, sendo ampliada e beneficiada nos reinados de D. João I, D. João II e D. Manuel. Edifício dominado por duas altas torres sineiras de coruchéus, em estilo barroco, antecedido por uma ampla galeria alpendrada, mandada erguer por D. Manuel, para alojar os romeiros. Todo o edifício atesta a grande reforma do final do século XVII (1680 a 1691). O interior é de uma só nave, coberta por painéis de azulejos …
Casa Museu do Pescador
- património
Rua Adrião Batalha
2450-230, Nazaré
Casa-Museu dedicada ao pescador da Nazaré, inaugurada a 11 de dezembro de 1999, resultante da iniciativa privada de um nazareno amante das tradições da sua terra. Representa o exterior e o interior de uma típica casa de uma família de pescador e ligada à venda de peixe nas décadas de 1930 a 1950. No seu interior podem ser vistos os utensílios domésticos e o mobiliário, representativos da arte da pesca e, também, algumas miniaturas de embarcações nazarenas da época.
Forte de São Miguel Arcanjo
- património
Estrada do Farol
2450-065, Nazaré
No extremo do Promontório do Sítio, sobranceiro à praia do Norte, D. Sebastião mandou construir a Fortaleza de S. Miguel em 1577, com vista a defender a enseada dos piratas, reconstruída mais tarde por ordem de Filipe II em 1600. O traçado que hoje apresenta foi encomendado por D. João IV, aquando da restauração da monarquia. De forma triangular, tem um baluarte em cada ângulo, uma muralha em talude na parte inferior e, interiormente, destaca-se a praça de armas no 2º piso e as casamatas que abrem por vários arcos de volta perfeita. Desde 1903 que ali se encontra instalado …
Busto de José Laborinho Marques da Silveira
- património
Rua Brito Alão
2450, Nazaré
Homenagem da Associação dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, ao Doutor José Laborinho Marques da Silveira, médico da região. Busto de 1986.
Monumento à Mulher da Nazaré
- património
Largo dos Cedros
2450, Nazaré
Escultura de ferro que homenageia a mulher nazarena. Caracterizadas pela forte personalidade e dedicação à vila. Ao longo dos tempos estiveram muito ligadas à pesca. Enquanto os nazarenos se aventuravam no mar, as mulheres permaneciam na praia, dedicando-se ao amanho, venda e seca de peixe. Hoje em dia a tradição perdeu-se um pouco, mas ainda é possível ver esta atividade na marginal da Nazaré.
Fonte da Vila da Nazaré
- património
Rua Combatentes do Ultramar
2450, Nazaré
Fonte de três bicas ornamentada com pilastras, pináculos e volutas em relevo, situada na estrada que liga a Nazaré à Pederneira.
Pelourinho da Pederneira
- património
Praça Bastião Fernandes
2450, Pederneira
Pelourinho composto por um bloco monolítico com o fuste assente numa base poligonal de quatro degraus, rodeado pelas antigas casas da Câmara e pela igreja de Nossa Senhora das Areias.