Os melhores locais para visitar
Monumentos em Chaves
Forte de São Francisco
- património
Rua Terreiro da Cavalaria - Alto da Pedisqueira
5400-435, Chaves
Antigo convento cercado por muralhas, transformado em fortificação em 1658. Forte maneirista e tardo-barroco, composto por planta em estrela regular, com quatro baluartes pentagonais destacados nos ângulos por um retângulo. A sua planta é semelhante ao forte vizinho de São Neutel, ambos edificados durante as Guerras da Restauração. Atualmente, situa-se aqui um hotel, um restaurante e um bar.
Igreja da Misericórdia de Chaves
- património
Praça de Camões
5400-517, Chaves
Localizada ao lado da Igreja Matriz, esta igreja foi construída no século XVII. Com características barrocas, destacam-se as paredes revestidas em azulejaria datados do século XVIII e o teto de madeira.
Igreja Matriz de Chaves / Igreja de Santa Maria Maior
- património
Rua da Ordem Terceira, 88
5400-517, Chaves
Igreja medieval, maneirista e tardo-barroca, de planta longitudinal composta, com três naves e cinco tramos. Foi construída na idade média, provavelmente no século XII, sobre escombros de templos anteriores. Da construção medieval, conserva a torre sineira, o pórtico e algumas esculturas. No interior, destaca-se a Capela do Santíssimo, adossada à capela-mor.
Castelo de Chaves
- património
Praça de Camões, 14
5400-517, Chaves
Mandado construir por Dom Dinis, este castelo teve grande importância estratégico-militar na defesa do norte de Portugal. Os dois fortes, ambos construídos durante as Guerras da Restauração, compõem quadriláteros reforçados nos ângulos por baluartes. Atualmente, conservam-se restos de muralhas militares. Da construção da época de Dom Dinis resta apenas a torre de menagem, que alberga o Núcleo de História Militar.
Ponte Romana de Trajano
- património
Rua da Ponte
5400-501, Chaves
Ponte construída em granito, formada por dezoito arcos, embora atualmente só estejam visíveis doze. Nesta ponte existem duas colunas comemorativas do tempo dos imperadores Vespasiano e Trajano. Atualmente, encontra-se encerrada ao trânsito, funcionando apenas como ponte pedonal.
Forte de São Neutel
- património
Avenida Heróis de Chaves
5400-302, Chaves
Forte seiscentista de planta estrelada, composta por quatro baluartes regulares. A sua planta é semelhante ao vizinho Forte de São Francisco, ambos edificados durante as Guerras da Restauração. Destaque para o fosso interno, a Capela da Nossa Senhora das Brotas e para a fonte de mergulho implantada no fosso.
Antigo Quartel da Guarda Principal / Museu da Região Flaviense
- património
Praça de Camões
5400-517, Chaves
Edifício denominado de Paço dos Duques de Bragança, apesar de ter sido construído para albergar tropas. Trata-se de um quartel setecentista de planta retangular onde atualmente se situa o Museu Flaviense e a Biblioteca Municipal.
Igreja de São Miguel
- património
Rua Central
5400-652, Nogueira da Montanha
Igreja da última fase do período românico, tendo já sido alvo de diversas modificações ao longo do tempo. Da traça primitiva subsiste um portal, na fachada lateral sul, e a cachorrada.
Igreja Matriz de Castelões /Igreja de Todos os Santos
- património
Rua da Igreja
5400-608, Calvão
Igreja de caráter vernacular, neoclássica, provavelmente construída no século XVII ou XVIII, composta por uma nave única e uma capela-mor. Sofreu profundas obras de modificação no século XIX.
Castelo de Monforte
- património
Povoação de Águas Frias
5400-601, Águas Frias
Este castelo, também designado por Castelo de Santo António, encontra-se localizado a 825 metros de altitude e integrava, juntamente com os castelo de Chaves e Santo Estêvão, a defesa do vale de Chaves. Foi mandado edificar por Dom Dinis no século XIII, provavelmente sobre vestígios de um castro romano. Neste recinto amuralhado que cercava a povoação subsistem ainda alguns vestígios. Das quatro torres originais permanece apenas uma torre de menagem. Conservam-se também alguns restos da antiga alcáçova, onde se abre um amplo salão sem teto, rodeado por paredes de granito.