Os melhores locais para visitar
Monumentos em Castelo Branco
Castelo de Castelo Branco
- património
Rua do Mercado
6000-108, Castelo Branco
Muito procurado por turistas, o que resta do Castelo albicastrense ergue-se numa zona sobranceira da cidade. Terá sido construído pelos Templários na Idade Média, isto apesar dos vestígios da presença humana naquela área na pré e proto-história, tendo sido rodeado por uma linha de muralhas e torres. No recinto da fortaleza, na alcáçova, encontravam-se a Igreja de Santa Maria do Castelo e o Palácio dos Alcaides. Esta fortificação fazia parte de um sistema defensivo que ladeava o Rio Tejo.
Torre do Relógio de Castelo Branco
- património
Rua do Relógio
6000-195, Castelo Branco
Em pleno coração da zona histórica, ergue-se a imponente Torre do Relógio, incontornável na paisagem de Castelo Branco, por ser visível das mais diversas localizações. A sua criação está relacionada com o processo de expansão da cidade e ao alargamento dos limites das muralhas, já que foi criada onde existiu uma antiga torre da muralha exterior, adaptada para as atuais funções no século XIX. Os seus caraterísticos toques horários são ouvidos por moradores e visitantes.
Cruzeiro de São João
- património
Largo de São João
6000-103, Castelo Branco
Está classificado como Monumento Nacional e ocupa um lugar de destaque no Largo com o mesmo nome. É um belo exemplar da arquitetura religiosa manuelina, rica em detalhes e pormenores, tendo sido edificado no século XVI. Talhado em granito, assenta numa base octogonal decorada com elementos vegetalistas, enquanto que o fuste é espiralado com um anel, decorado com uma corda e plantas estilizadas. A cruz tem Jesus Cristo crucificado.
Estação Arqueológica do Monte de São Martinho
- património
Monte de São Martinho - EN18-8
6000, Castelo Branco
Nas imediações de Castelo Branco, num local altaneiro de grande beleza natural, ergue-se um morro de formação quartzítica, com forte vegetação endógena e de onde se podem contemplar belas panorâmicas sobre o Vale do Tejo e a cidade. Na base e no morro encontram-se vestígios da presença romana na região, bem como marcas de um passado pré-histórico. Proença Júnior foi o primeiro arqueólogo a interessar-se por este local, tendo encontrado em 1903 três estelas epigrafadas da Idade do Bronze.
Igreja de São Miguel / Igreja Matriz de Castelo Branco / Sé Catedral
- património
Largo da Sé
6000-102, Castelo Branco
A Igreja de São Miguel, que foi elevada a Sé Concatedral em 1956, encontra-se numa zona em que, desde 1213, existem vestígios de um templo, que terá pertencido aos Templários. Foi reedificada em estilo renascentista no século XVII, embora sejam visíveis elementos das diversas fases de construção como o arco cruzeiro do século XVI, os retábulos do século XVII ou a capela-mor do século XVIII. Tem apenas uma nave, separada da capela-mor por um arco renascentista, e a fachada tem poucos ornamentos.
Igreja de Nossa Senhora de Mércoles
- património
Caminho de Nossa Senhora de Mércoles
6000, Castelo Branco
Localizada numa Ermida nas proximidades de Castelo Branco, esta igreja de feição tardo-gótica terá sido edificada por freires da Ordem do Templo. O portal da entrada e os dois laterais são ogivais, enquanto que o interior apresenta distintos azulejos, de origem hispano-árabe, e registos de frescos. É composta por uma única nave e uma capela absidal, tendo sido alvo de obras de relevo entre os séculos XVII e XIX.
Antigos Paços do Concelho e Cadeia de Castelo Branco - Domus Municipalis - Centro de Interpretação do Bordado
- património
Praça Camões
6000-262, Castelo Branco
Situado na Praça Velha, este edifício do século XVI, de estilo manuelino, destaca-se pela sua arquitetura e pelos elementos que o caraterizam. Na fachada principal saltam à vista o balcão, o Escudo de Portugal, as Armas de D. Manuel, a Esfera Armilar, e uma lápide em latim, de 1646. Por cima da porta principal, há um campanário, já sem sino, que antigamente anunciava o fecho das portas defensivas da cidade. Neste local já funcionaram instituições como a Câmara Municipal ou a cadeia, atualmente alberga o Centro de Interpretação do Bordado.
Porta Quinhentista da Rua dos Peleteiros
- património
Rua dos Peleteiros, 42
6000-208, Castelo Branco
Porta quinhentista.
Muralhas da Alcáçova e Torre do sistema defensivo
- património
Rua da Piscina
6000-776, Castelo Branco
Muralhas pertencentes ao castelo dos Templários datadas, numa primeira fase, do século XIII, da responsabilidade da Ordem dos Templários. Numa segunda fase, sofreram alterações no século XIV, na época de Dom Dinis.
Edifício do Antigo Celeiro da Ordem de Cristo
- património
Praça Camões
6000-116, Castelo Branco
Edifício de traça simples, muito restaurada, não evidencia elementos claros sobre a época da sua construção, a qual deve coincidir com a Ordem de Cristo. Destaca-se, no primeiro piso, por cima do portal, uma cruz de Cristo e uma esfera armilar em baixo relevo e, na fachada lateral, uma Cruz de Cristo.