Os melhores locais para visitar
Monumentos em Borba
Ermida de São Gregório
- património
Aldeia de São Gregório
7150-390, Rio de Moinhos
Ermida de fachada muito simples, branca e remate a azul. Integrada na Aldeia de São Gregório, esta construção já existia no século XVI e pensa-se que terá sido fundada por um sapateiro que tinha deixado umas casas que serviriam de rendimento à capela.
Passo da Via Sacra da Rua Terreiro das Servas
- património
Rua Terreiro das Servas
7150-164, Borba
Passo construído em mármore branco, à semelhança dos três que integram este conjunto. É talvez dos mais opulentos e de maiores dimensões. A obra é da autoria do arquiteto José Francisco de Abreu.
Passo da Rua de Évora
- património
Rua de Évora
7150-133, Borba
Obra do arquiteto Francisco José de Abreu, integra o conjunto de Passos desta região, que são dos maiores do país. As ombreiras estão decoradas com volutas de elementos vegetalistas. A abóbada e paredes cobertas de pinturas murais.
Passo da Rua da Aramenha
- património
Rua da Aramenha
7150-145, Borba
O Passo da antiga Rua da Aramenha é mais um dos monumentos que integra o conjunto Passos do Senhor. Está construído em mármore branco, data do século XVIII e é da autoria do arquiteto José Francisco de Abreu.
Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque
- património
Quinta do Bosque
7150-232, Borba (Matriz)
Convento fundado em 1505, por Dom Jaime IV, quarto Duque de Bragança. Terá sido aqui que esta figura da história se terá isolado, consumido pelo remorso de ter mandado matar a sua mulher, a Duquesa Dona Leonor. O destaque vai para o bosque que contém no interior, dada a sua riqueza, que contempla lagos artificiais, ilhas, capelas, fontes e recantos de grande beleza.
Convento das Servas / Capela Ordem Terceira
- património
Rua Convento das Servas
7150-164, Borba
Deste monumento destaca-se a Capela da Ordem Terceira, pela fachada a parecer um xadrez, pela alternância de mármore branco com mármore preto. No interior estão pinturas murais na cobertura da nave e capela-mor.
Palacete dos Melos
- património
Rua 13 de Janeiro, 58 - Rua da Aramenha
7150-145, Borba
Este é um dos edifícios mais importantes de Borba, situado na antiga Rua da Aramenha. Pertencia a mais uma das famílias abastadas da região, graças à produção de vinho. Já funcionou como escola até pouco antes do 25 de abril.
Passo do Alto da Praça
- património
Avenida do Povo
7150-103, Borba
Conjunto constituído por quatro passos de planta quadrada, construído pela mão do arquiteto José Francisco de Abreu. Neste foram rezadas missas, a mando do capitão de cavalos António Duarte Franco, dirigidas aos presos da Torre da Prisão.
Fonte das Bicas
- património
Rua das Casas Novas
7150-123, Borba
Chafariz setecentista construído em mármore branco trabalhado e com um labirinto de balaústres, de pequenas dimensões. Exibe diversas inscrições e os bustos da rainha D. Maria e de D. Pedro.
Castelo de Borba
- património
Avenida do Povo, 21-23
7150-103, Borba
Castelo de aparelho de alvenaria de pedra e muro espesso, com largo adarve a correr toda a muralha. Realça-se a Porta do Celeiro, ladeada de um só torreão, a Porta de Estremoz, a encaminhar para a grande praça alentejana, flanqueada das suas duas torres. Ainda a merecer atenção a Torre de Menagem, reforçada de silharia marmórea nos cunhais, de planta quadrada e atarracada, integralmente maciça.