Instalado na Casa da Veiga, datada do século XVIII, este espaço tem como objetivo promover o estudo, a preservação e a divulgação do património cultural do concelho, sobretudo do património artístico, arqueológico e etnográfico.
O Centro de Educação e Interpretação Ambiental promove atividades que proporcionam aos participantes o contacto com os valores naturais da Paisagem Protegida do Corno de Bico. Todos os sentidos são postos à prova, desde o olfato até ao paladar. O edifício principal é composto pela receção, sala de exposição, oficina, auditório, com capacidade para 40 pessoas, laboratório, centro de documentação e gabinete técnico. Dispõe ainda de um centro de acolhimento com camaratas femininas e masculinas, com capacidade para 40 pessoas e de cantina e sala de refeições.
O Centro cultural é constituído por uma sala de exposições permanente e por dois auditórios. Um desses auditórios é o conhecido "estúdio", onde passam filmes todos os sábados à noite e domingos. O outro auditório, a "sala polivalente", tal como o nome indica, serve para vários fins.
A biblioteca conta com 12.000 títulos em cerca de 22.000 volumes, sendo 5% destes fundos multimédia e audiovisuais e os restantes bibliográficos. O espaço dispõe de uma sala de leitura para adultos e outra infantojuvenil. Para além disto, tem um auditório e uma sala multimédia com quatro computadores.