Para conhecer um pouco de Amarante, comece o seu passeio junto da ponte, no centro da cidade. Esta ponte, classificada como Monumento Nacional, merece uma visita para admirar os seus pormenores barrocos e para usufruir da bela vista sobre o rio Tâmega. Continue o seu passeio pelas margens do rio, passando pelos diversos jardins que a cidade oferece. Por último, passe pelas ruelas do centro histórico, admirando as suas casas antigas.
Construída no canal da Linha do Tâmega, entre as estações de Amarante e Chapa, a Ecopista da Linha do Tâmega proporciona aos utilizadores o contacto com o património natural, caracterizado por zonas verdes preservadas e complementadas com a densificação arbórea para ensombramento. A iluminação pública percorre o troço entre as estações de Amarante e Gatão, com características mais urbanas, que potencia a prática de jogging. Dispõe ainda de bancos, situados em pontos estratégicos do percurso.
No mês de abril no lugar do Cavalinho, em Gondar, tem lugar a Feira dos Burros, ou Feira dos 29 (por ser habitual ter lugar no dia 29). Nesta ancestral feira comercializa-se gado e têm lugar corridas de burros e cavalos.
Os percursos pela fauna e flora da montanha atentando em: o ribeiro de Leijido; miradouro; parque eólico de Pena Suar com vistas para a aldeia de Covelo do Monte; minas desativadas de Fonte Figueira (Pedrado); e promontório e miradouro da Senhora da Moreira.
Percurso junto à ribeira com o mesmo nome, com 6 km de extensão e que passa pelas localidades de freguesias de Gondar, Lufrei e Vila Chã. Tem início e termo junto à igreja românica de Gondar.