Percurso pedestre de pequena rota, com cerca de 8 km de extensão. O itinerário começa junto à Igreja Românica de Fontarcada, monumento que foi palco do eclodir da Revolução da Maria da Fonte, heroína popular que marcou o concelho de Póvoa do Lanhoso.
Percurso pedestre de pequena rota, com cerca de 6km de extensão. O trajeto pô-lo-á em contacto com património natural, cultural e etnográfico. Verdes campos, caminhos rurais e monumentos significativos para a localidade.
Percurso pedestre de pequena rota com partida e chegada na aldeia turística de Carreira. Ao longo do trajeto é possível entrar em contacto com a natureza, subir até 500 metros de altitude e refrescar em límpidas águas de ribeiros. É de salientar que a hospitalidade das gentes da terra é um ponto a favor destas caminhadas.
Percurso pedestre de longa duração que inicia no Alto da Rita, um local com 450 metros de altura. A rota conjuga a passagem pela natureza e pela ruralidade. De destacar as visitas ao Castelo de Lanhoso, classificado como Monumento Nacional e ao Santuário de Nossa Senhora do Pilar.
Percurso pedestre que passa pela Oficina do Ouro, uma empresa de tradição familiar cujas origens remontam a três gerações atrás, dedicada ao trabalho do ouro e da prata e, em particular, à arte da Filigrana.