O Rio Lis abraça a cidade que se desenvolve até ao morro onde se encontra o esplendoroso Castelo de Leiria, precisamente a 113 metros de altitude. A margem do rio é um local de repouso e de passeio procurado nos dias soalheiros. A partir do Jardim Luís de Camões, onde se encontra o Posto de Turismo e, seguindo o curso do Rio Lis, que determinou a expansão da cidade, encontra-se a Avenida Heróis de Angola que o leva a uma moderna zona comercial. Depois de passar pelo Cine Teatro José Lúcio da Silva, a mais importante sala de espetáculos da …
Trata-se do coração da cidade, repleto de belos edifícios, lojas e diversas esplanadas que se encontram sob as arcadas quinhentistas. Aqui ocorrem animações pontuais e atividades ao ar livre.
Este passeio tem início no Jardim Luís de Camões, onde pode encontrar um Posto de Turismo. Atravessando o Largo 5 de Outubro entre na Praça Rodrigues Lobo. Trata-se do centro da cidade, o sítio ideal para relaxar sob as arcadas quinhentistas animadas por agradáveis esplanadas. A um dos cantos, a estátua do poeta Rodrigues Lobo (1579-1621) aponta a direção a tomar. Siga pela rua Miguel Bombarda passando pela Igreja da Misericórdia, construída sobre uma antiga sinagoga. Bem perto, encontra-se a Rua Barão de Viamonte, antiga Rua Direita que marca o eixo deste antigo bairro onde se estabeleceu uma próspera comunidade …
Quem entra em Leiria não pode deixar de reparar no castelo que, lá do alto, parece dar as boas vindas a quem chega. Conquistado aos mouros em 1135, por D. Afonso Henriques, o Castelo passou, durante anos, de mão em mão, ora a ser reconquistado pelos mouros, ora pelos cristãos. Em 1190 D. Sancho I manda reedificá-lo. Já em 1325 D. Dinis manda edificar a Torre de Menagem que, atualmente, alberga um núcleo museológico, onde ficará a conhecer a atividade do castelo, noutros tempos. Foi também por ordem de D. Dinis que foram construídas a Igreja de Nossa Senhora da …
Para fazer algumas compras, o melhor é dirigir-se ao coração da cidade. O local onde se ergue o antigo Mercado de Santana, agora recuperado, concentra comércio, esplanadas e espaços culturais. Uma outra opção é a Praça Rodrigues Lobo e o Largo 5 de Outubro, que comunicam entre si, onde pode encontrar lojas de pequeno comércio e esplanadas debaixo das centenárias arcadas.