Este trilho começa na estrada agrícola de betão entre Ponta Delgada e o Farol da Ponta de Albarnaz, terminando na Fajã Grande. Passará por caminhos ladeados por hortênsias e por várias ribeiras. Aproveite para desfrutar das belas vistas sobre o Ilhéu de Maria Vaz, Ponta de Albarnaz e Ilha do Corvo.
Este trilho começa no Miradouro das Lagoas, passa pela Caldeira Seca e pela Caldeira Branca, proporcionando bonitas vistas sobre a Fajã Grande. Atravessa duas zonas de reserva: Sítio de Interesse Comunitário e Reserva Florestal.
Localizada a cerca de 15 quilómetros da vila das Lajes da Flores, a Fajãzinha é um lugar pacato, ideal para um passeio relaxante. A sua geografia é formada por grandes falésias e enormes rochedos que criam uma envolvente de grande beleza natural.
A Fajã Grande é um dos locais mais turísticos da ilha, assim como uma das zonas mais povoadas. Trata-se de uma fajã delimitada pela assombrosa escarpa da Rocha da Fajã, uma falésia que chega a medir 600 metros de altura.
Este trilho pedestre inicia e termina junto ao miradouro da Fajã de Lopo Vaz. No seu decurso encontramos uma fonte com água potável, uma praia, pequenos terrenos agrícolas e algumas cabras selvagens. Atravessa uma Zona de Proteção Especial.
Percurso onde se observa a costa oeste da ilha das Flores e os ilhéus adjacentes. Passa pelas freguesias do Mosteiro, Fajãzinha e Ribeira Grande, até chegar à Fajã Grande, onde termina. Atravessa uma Zona de Proteção Especial.
Esta fajã foi, segundo os historiadores, o primeiro local habitado da ilha, o local onde as caravelas do Infante Dom Henrique aportaram pela primeira vez. O seu vem, aliás, de um dos seus primeiros povoadores. Trata-se de uma plataforma localizada junto ao mar, onde sobressaem pequenas praias de areias pretas. Resulta do escorrimento de lavas e do abatimento das arribas.