Percurso pedestre de pequena rota, que percorre cerca de 8,5 quilómetros (17 quilómetros ida e volta), por entre pequenos caminhos rurais. Tem início no Parque de Campismo de Idanha-a-Nova e termina em Idanha-a-Velha.
Percurso pedestre de pequena rota com cerca de 10,5 quilómetros, tendo início e final perto da Igreja Matriz de Salvaterra do Extremo. Através de pequenos caminhos rurais, passa por antigas azenhas, várias fontes e alguns cursos de água. Destaque para a zona perto do antigo posto da guarda-fiscal, onde existe um observatório de aves onde é possível ver grifos (abutres).
Percurso pedestre circular, com cerca de dez quilómetros, que inicia e termina no Posto de Turismo. Através de pequenos caminhos rurais, passa pela antiga Lavaria, onde se lavava o minério, pelas antigas minas de chumbo e pelas antigas minas de volfrâmio e de estanho, entre muitos outros locais de interesse.
Percurso pedestre de grande rota que une dez aldeias históricas: Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha. É um percurso circular que, no total, percorre cerca de 540 quilómetros, passando pelo Parque Natural da Serra da Estrela, Parque Natural do Douro Internacional e pela Reserva Natural da Serra da Malcata.
Trata-se de um troço de um Percurso Pedestre Transeuropeu, que inicia em Lisboa, no Parque das Nações e termina na cidade romena de Constanza. Este troço, com cerca de 80 quilómetros, inicia na igreja matriz de Idanha-a-Nova, passando pela barragem, parque de campismo, Alcafozes, Idanha-a-Velha, escarpas de quartzo de Penha Garcia e Termas de Monfortinho, terminando em Espanha.