Os melhores locais para visitar

Atividades de passeio em Horta

Trilho Pedestre Rumo ao Morro de Castelo Branco (PRC5)

  • campo

ER 1-1
9900-329, Horta

Horta

Pequena rota circular com início e término na Lombega. O principal ponto de interesse é o Morro de Castelo Branco, um promontório de traquito onde existe uma enorme diversidade de plantas e animais raros. Este percurso passa numa zona classificada como Sítio de Interesse Comunitário.

Trilho Pedestre Capelo - Capelinhos (PR1)

  • campo

ER 1-1
9900-301, Horta

Horta

Este trilho começa junto do Parque Florestal (Trupes do Capelo) e sobe lentamente até ao Cabeço Verde (cone vulcânico com caldeira no interior). Depois prossegue contornando o Caldeirão e termina junto ao Núcleo Museológico dos Capelinhos. Este percurso atravessa três zonas de reserva: Zona de Proteção Especial, Sítio de Interesse Comunitário e Zona de Paisagem Protegida.

Trilho Pedestre da Caldeira (PRC4)

  • campo

Caldeira
9900-089, Horta

Horta

Trilho em terra batida à volta da Caldeira do Faial, um percurso muito fácil que por isso não tem sinalização. Não se pode descer até ao fundo da Caldeira, uma vez que esta está classificada como Reserva Natural, Sítio de Interesse Comunitário e Zona de Proteção Especial.

Fajã da Baía da Ribeira das Cabras

  • património

Praia da Fajã
9900-471, Horta

Horta

Fajã designa um terreno plano de cultivo situado à beira-mar. A Fajã da Baía da Ribeira das Cabras é um local de rara beleza em que as falésias íngremes escondem um pequeno conjunto de casas brancas e seus terrenos agrícolas que terminam, de rompante, junto ao mar, em recortes de rocha e areia escura. Uma harmonia singular entre homem e natureza, que ainda hoje subsiste na vertente norte da ilha do Faial.

Trilho Pedestre da Rocha da Fajã (PRC2)

  • campo

Rua da Arramada
9900-472, Horta

Horta

O trilho desce à Fajã da Praia do Norte, uma fajã formada inicialmente por detritos e posteriormente por lava, com a ocorrência da erupção do Cabeço do Fogo. A chegada à fajã é marcada pela presença da Ribeira de Adão, ao longo da qual o trilho prossegue. Um pouco mais à frente encontrará a praia da fajã, recomendada pelos locais para a prática de surf. Este percurso passa numa zona classificada como Sítio de Interesse Comunitário e numa Zona de Proteção Especial.