Os melhores locais para visitar
Atividades de passeio em Coimbra
Largo da Portagem
- compras
Largo da Portagem
3000-337, Coimbra
Pequeno largo ajardinado, com diversos estabelecimentos comerciais e cafés em redor. No centro, ergue-se uma estátua em homenagem a Joaquim António de Aguiar.
Percurso pela Zona Antiga da Cidade
- património
Rua do Quebra Costa
3000, Coimbra
A zona antiga de Coimbra caracteriza-se pelas ruas estreitas e íngremes, que conduzem ao topo da colina, onde a cidade teve origem. Comece na Rua Ferreira Borges, onde o Arco de Almedina marca os limites da cidade antiga. Subindo as escadinhas da Rua do Quebra Costa, encontrará o Arco e o Palácio Sub Ripas, do século XVI, obra de João de Ruão. Um pouco mais à frente, a Torre do Anto assinala a memória do poeta António Nobre. A meio da encosta, deslumbre-se com a belíssima vista sobre a cidade. Dando a volta pela Rua dos Coutinhos, chegará ao Largo …
Percurso pela Baixa Citadina
- património
Rua Ferreira Borges
3000, Coimbra
Este percurso identifica a área exterior às muralhas medievais, onde inicialmente ordens religiosas e militares se estabeleceram, junto ao rio Mondego. Com início na Rua Ferreira Borges acompanhe, exteriormente, o perímetro da cidade antiga. No cruzamento da Praça do Comércio com a Rua Visconde da Luz, a Igreja Medieval de Santiago é uma das primeiras edificações nesta área, destacando-se a decoração românica dos portais. Continuando em frente alcançará a Praça 8 de Maio, onde estão os Paços do Concelho. À direita encontra-se o Mosteiro de Santa Cruz, referência religiosa máxima na História da Arte Portuguesa e onde estão sepultados Dom …
Percurso pelos Parques e Jardins de Coimbra
- campo
Estrada das Lágrimas
3040, Coimbra
Para passear e descansar um pouco, nada melhor do que fazer o percurso pelos parques e jardins de Coimbra. Começando pelo Choupal dos amores estudantis, siga para a Quinta das Lágrimas, onde a tradição localiza os dramas de Dom Pedro e de Dona Inês. De seguida, conheça o Jardim Botânico, onde estão reunidas milhares de espécies exóticas e autóctones, além de elementos decorativos como tanques e fontes. O Jardim da Sereia, assim chamado por aqui existir uma fonte que exibe um tritão a que o povo chama Sereia, era o local destinado ao recreio e à meditação dos frades do …
Barco Turístico de Recreio O Basófias
- património
Avenida Emídio Navarro - Parque Verde do Mondego
3000, Coimbra
Barco turístico que navega no rio Mondego e que permite, a partir do seu convés, observar toda a área da cidade situada nas margens do rio. A duração da viagem é de cerca de uma hora e quinze minutos. Dispõe de cozinha e bar, podendo ser alugado para eventos.
Percurso pela Mata do Choupal
- campo
Choupal
3000, Coimbra
Esta Mata Nacional é um dos espaços mais bonitos da cidade, possuindo uma flora e fauna difíceis de encontrar noutra parte no país. Estende-se por cerca de 80 hectares, bordejando o rio Mondego numa extensão de dois quilómetros. Apesar do envelhecimento da sua vegetação, o Choupal é ainda o parque mais famoso da cidade. É aqui que se encontra o Centro Hípico de Coimbra, sendo possível dar um passeio a cavalo.
Percurso pelo Parque do Choupalinho
- campo
Parque do Choupalinho
3040-247, Coimbra
Espaço verde muito agradável, localizado à beira-rio, onde proliferam vários bares e um palco para espetáculos ao ar livre.
Percurso pelo Parque Verde do Mondego / Parque Doutor Manuel Braga
- campo
Avenida Emídio Navarro - Parque Verde do Mondego
3000, Coimbra
Amplo espaço verde, com árvores frondosas, vários jardins, alguma estatuária, um bonito coreto (da autoria do arquiteto Silva Pinto), bancos e um half-pipe. Localiza-se na margem direita do rio Mondego. Por ocasião da Queima das Fitas, acolhe as chamadas Noites do Parque.
Rua Ferreira Borges
- compras
Rua Ferreira Borges
3000, Coimbra
Passeie por esta rua pedonal, com piso em calçada portuguesa, muito movimentada e com fortes tradições comerciais.
Praça do Comércio
- património
Praça do Comércio
3000-116, Coimbra
Nesta praça, uma das mais bonitas de Coimbra, encontram-se as igrejas de São Tiago e de São Bartolomeu, o pelourinho e alguns edifícios seiscentistas e setecentistas. O espaço conta também com vários estabelecimentos comerciais e esplanadas e nele se realizam diversas feiras. Os nomes das artérias que partem da praça derivam dos ofícios que aí se praticavam, sendo depois o produto final comercializado na praça.