Ascensor que liga a parte baixa da Nazaré ao lugar do Sítio, num total de 318 metros. Foi inaugurado em 1889, pois a dificuldade de acesso ao Sítio desde sempre condicionou o desenvolvimento do lugar e a fixação das gentes. Em 1963, após um grande acidente, esteve parado durante vários anos, tendo voltado ao serviço em 1968. Já no século XXI, as carruagens foram renovadas, para maior comodidade e segurança do mais de um milhão de utilizadores que se servem anualmente deste meio de transporte.
Percurso pedonal de 300 metros, pelo Monte de São Brás, que tem o ponto mais alto a 156 metros de altitude. Este morro está rodeado de extensos pinhais e é um local privilegiado para obter uma panorâmica da Nazaré. Pode ser visto a 35 quilómetros de distância. Em 1979 adquiriu o estatuto de "Sítio Classificado", devido à sua flora.
Percurso pedestre de 900 metros que liga a Nazaré à Pederneira, uma localidade piscatória de origem medieval. Neste local poderá visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Areias e a Igreja da Misericórdia. As vistas para a Nazaré também valem a pena, e a Pederneira é o local perfeito para as admirar.
Percurso pedestre de 300 metros, através da Serra da Pescaria, um local com um miradouro privilegiado sobre a Praia do Salgado. Esta serra caracteriza-se pelos belos moinhos e campos cultivados.