A Ilha de São Jorge é também conhecida pela "Ilha das Fajãs" pela presença massiva destes locais férteis, "sarapintados" por uma ou outra casa branca que recortam a paisagem. A Fajã das Almas, também conhecida por Fajã do Calhau, é mais uma destas raras belezas, a merecer visita cuidada. Não deixe de conhecer a Ermida de Nossa Senhora das Almas e a Ermida de Santo Cristo, o porto e a zona balnear.
Também conhecida como Fajã do Porto, o local conta com cerca de 30 casas antigas e um caminho acessível por automóvel. Possui uma ermida, em honra de Nossa Senhora das Dores e inúmeras ribeiras. É conhecida, ainda, pelas suas poças (piscinas naturais para a prática balnear) e pelas furnas na sua costa, causadas pela erosão marítima.
Fajã de grandes dimensões, mas com uma população cada vez menor, este local oferece aos visitantes um refúgio de paz e tranquilidade, onde a água que escorre pelos montes marca uma forte presença. Para além das cerca de cinquenta habitações, poderá conhecer a Ermida de Nossa Senhora de Fátima e o chafariz que se ergue junto a esta. Não deixe de reparar nas interessantes formações lávicas.
A solarenga e pitoresca Vila de Velas, povoada em finais do século XV, constitui ponto de passagem obrigatório na visita à "Ilha das Fajãs". As igrejas de São Jorge, igreja matriz e igreja de Nossa Senhora da Conceição são de visita obrigatória. O edifício da Câmara Municipal, o Portão do Mar e o Museu de Arte Sacra são outros edifícios relevantes que se destacam pela sua imponência.
Este trilho inicia-se na base do Pico do Pedro, sobe ao Pico da Esperança (ponto mais alto da Ilha de São Jorge, com 1053 metros de altitude) e termina na Fajã do Ouvidor, uma fajã de grandes dimensões onde se pode ver um pequeno porto, um restaurante, uma zona balnear, etc. Este percurso passa numa zona classificada como Sítio de Interesse Comunitário e Reserva Florestal.
Este trilho inicia e termina junto à Ermida de Santo António, sendo a descida efetuada através de um caminho de pé posto, grande parte em escadaria de pedra antiga. Ao longo da descida desfrutamos de uma magnífica vista sobre a Fajã de Além, Fajã do Ouvidor, Fajã da Ribeira da Areia e, em dias de boa visibilidade, sobre as Ilhas Terceira e Graciosa.