Nesta pista, que resulta da transformação de uma antiga linha férrea entre Fafe e Guimarães, é possível caminhar, correr, patinar e andar de bicicleta. Os 14 quilómetros de pista oferecem paisagens agradáveis e ar puro, em pleno contacto com a Natureza. O trânsito é proibido a veículos com motor.
O Trilho do Vento é um percurso pedestre de pequena rota que tem início e fim na subestação do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe, no lugar da Lagoa, em Fafe. Foi criado com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a energia eólica. Ao longo dos seus 14 quilómetros é explicado todo o processo de criação de energia eólica, desde a formação do vento até ao seu uso para gerar eletricidade. O trajeto serve também para promover os locais emblemáticos e o património histórico local.
A Rota dos Espigueiros é um percurso pedonal de pequena rota, ao longo de 14 quilómetros por caminhos magníficos entre os lugares de Bastelo e Várzea Cova.
Percurso pedestre de pequena rota que passa pelas localidades de Lagoa, Pedraído, Felgueiras e Gontim, sempre por caminhos antigos. Este percurso contempla as mais típicas zonas rurais de montanha do concelho de Fafe, ao longo de aproximadamente 15 quilómetros.
Percurso pedestre de pequena rota com cerca de 21 quilómetros. Rota com diversos pontos de interesse, entre eles, as águas tranquilas da albufeira da barragem, os caminhos tradicionais dos pastores, outrora usados na "vezeira" e os núcleos rurais de Queimadela, Luílhas, Casal de Estime e Monte.
Percurso circular de pequena rota, com 5 quilómetros, que visa mostrar as pequenas aldeias existentes dentro de uma cidade e o modo de vida dos seus moradores.