Restaurante pertencente ao hotel com o mesmo nome, onde se pode vislumbrar vestígios da sua antiga função: uma fábrica de moagem. Local rústico e muito acolhedor a oferecer pratos da cozinha tipicamente alentejana. Depois do almoço sugere-se a visita ao museu, onde ficará a conhecer o funcionamento de uma moagem com mais de 100 anos.
O restaurante O Alpendre, em Arraiolos, é uma casa tipicamente alentejana, com interiores decorados de forma rústica, onde o bom atendimento só ajuda a enaltecer a gastronomia de elevada qualidade que aqui se pratica. As carnes do montado alentejano (porco preto, vitela e borrego) predominam na carta, assim como as migas, sejam elas alentejanas, de espargos, de bacalhau, de favas, de tomate ou coentros. A boa e extensa seleção de vinhos complementa os pratos de excelência, como as migas de espargos com carne de alguidar. Nos doces, o pastel de toucinho, a encharcada, a miga dos ganhões ou o conde …
O restaurante A Moagem, em Arraiolos, é um espaço feito de simplicidade, com atendimento amável e familiar, onde a comida alentejana caseira está bem representada. Cabrito assado no forno à alentejana, lagartos com arroz de hortelã e sopas ricas são algumas das sugestões. Boa lista de vinhos alentejanos, ideais para acompanhar pratos como o cação de coentrada com gambas e amêijoas, migas de espargos com plumas de porco preto ou com costeletas de borrego.
O restaurante O Pelourinho, localizado em Arraiolos, é um espaço simples, com um mural evocativo da vila a concentrar as atenções de quem entra. O receituário regional foi mantido, e está explicito nas iguarias que vão para a mesa, quer seja nas variadas entradas, nos pratos principais ou nas deliciosas sobremesas. A sopa de cação não poderia faltar, bem como o borrego estufado e os pézinhos de porco de coentrada, que tanto pode ser servido como entrada ou prato principal. As migas, de coentros, espargos ou tomate também estão sempre presentes. O pastel de toucinho de Arraiolos e o pão …