O restaurante Zé Galante, em Penamacor, está inserido num alojamento local e disponibiliza duas salas para refeições onde cabem cerca de duas centenas de comensais. Sem grandes pretensões, é uma casa onde se pratica cozinha caseira, em doses generosas e a preços em conta. Nas entradas sugerem-se os cogumelos, na época deles, no resto do ano os enchidos regionais. Como pratos principais destacam-se o cabrito no churrasco, o borrego no churrasco e ainda o ensopado de javali. O pudim de ovos e o arroz doce são boas opções para finalizar a refeição.
O restaurante O Tear, em Penamacor, fica numa moradia de aspecto rústico, com grandes janelas envidraçadas viradas para o verde da natureza onde o tempo parece passar devagar. Usa os produtos cultivados nas hortas vizinhas para confecionar alguns dos pratos que saem da cozinha, usando o mesmo princípio no que à carne diz respeito. Nas entradas servem enchidos de produção caseira, nos pratos principais são os lombos, de vaca e de porco, os mais procurados. O arroz doce é a sobremesa mais procurada.
A gastronomia tradicional portuguesa encontra novas formas de preparação, resultado da mistura com diversos sabores. Os almoços incluem um buffet, servido num espaço amplo e acolhedor. Os doces giram essencialmente à volta do leite, o ingrediente mais à mão, com o qual se faziam os bolos de leite, o arroz-doce, as papas-de-milho.