A Tasquinha da Alice, em Mondim de Basto, é uma casa especializada em petiscos, que serve igualmente refeições, mas apenas por encomenda. Sem medo dos tachos, aceitam o desafio da encomenda de qualquer prata transmontano, mas são as Couves com Feijão, acompanhadas de ossos da assuã, a iguaria mais pretendida. Na ordem das preferências segue-se o Galo à moda da casa, a Cabidela e ainda a Feijoada à transmontana. Como casa regional, tem sempre Vitela maronesa assada no forno.
A Adega Sete Condes, em Mondim de Basto, tal como o nome indica, nasce numa antiga adega, escondida numa pequena rua no centro da localidade. Tem na carne Maronesa o atrativo principal da ementa, apresentando este produto certificado sob a forma de Posta, de grelhada mista ou em costeleta. Na altura certa apresenta o também tradicional Cabrito assado no forno, e nos peixes é o bacalhau na brasa o mais pretendido. Acolhedor, usa a pedra da região para decoração do espaço.
A Casa da Cainha, em Mondim de Basto, tem como filosofia gastronómica preservar a tradição regional, servindo-a, todos os dias, em doses generosas e a preços baixos. Pontificam, na ordem das preferências, a Posta regional, o Arroz de cabidela e ainda o Cabrito Assado. Nos dias mais frios apresentam um igualmente tradicional Cozido à portuguesa, prato com que já se apresentaram em vários concursos regionais. O espaço é pequeno, mas aconchegante, com pesadas e tradicionais mesas em madeira, perfeitas para grupos numerosos.