No restaurante Latas, em Freixo de Espada à Cinta, serve-se comida tradicional num ambiente moderno e arejado. A sala remodelou-se, com apontamentos fotográficos a lembrarem outros tempos e que servem de enquadramento perfeito para os sabores que saem da cozinha. Todas as mesas oferecem queijo e presunto como entrada, seguindo-se nas preferências da carta a tradicional posta, a costeleta de vitela e ainda uma espetada de carnes mista. Nas sobremesas destaca-se o leite-creme, queimado segundos antes de ir para a mesa, como manda a tradição.
O Cinta D’Ouro, em Freixo de Espada à Cinta, é um simpático restaurante pertencente a uma hospedaria com o mesmo nome, onde se aposta nos produtos regionais para uma confecção de excelência. Com um atendimento simpático e cordial, sugerem que a refeição se inicie com uma típica e caseira alheira, ou com uma salada de perdiz. Nos pratos principais há costeleta de vitela e costeletas de borrego, sempre acompanhadas por produtos da época.
O restaurante Bom Retiro, em Freixo de Espada à Cinta, caracteriza-se por servir comida caseira, simples mas confortável, sempre que possível baseada nas receitas tradicionais. Familiar, divide-se a carta por pratos rápidos ao almoço e por um serviço à carta à hora do jantar. Conte com umas fatias de presunto ou com uma alheira para começar, continue com uma posta, uma caldeirada de cabrito ou com uma feijoada à transmontana. Todos os dias há costeleta de Vitela, bem como leite-creme.