Localizada a Oeste de Lisboa, pertence à orla sedimentar da Estremadura. Tem 1dezquilómetros de comprimento, cinco quilómetros de largura e 30 quilómetros de perímetro, atingindo a sua altitude máxima (540 metros) na Cruz Alta. Integrada no Parque Natural de Sintra/Cascais, divide-se em duas paisagens: uma é a extensa área agrícola a norte de Colares que abrange o planalto de São João das Lampas, a outra é a faixa costeira entre a foz do Rio Falcão e a Cidadela de Cascais, terminando no Cabo da Roca. Apresentando uma beleza natural magnífica, pela variedade de vegetação, caminhos e lagos é também riquíssima …
Pequena albufeira com água represada para rega. Encontra-se rodeada por arvoredo e é composta por vegetação autóctone misturada com povoamentos arbóreos de espécies alóctones e por fauna variada, nomeadamente nichos ecológicos de várias espécies. Nas proximidades situa-se a igreja de Penha Longa, monumento nacional.
Com uma superfície de 14.583 hectares, o Parque Natural estende-se do limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, até à Cidadela de Cascais, fazendo parte da Área Metropolitana de Lisboa-Norte. Engloba zonas de grande sensibilidade pelas suas características geomorfológicas, florísticas e paisagísticas, e parte da área integra a Lista de Sítios do Património Mundial na categoria de Paisagem Cultural. Entre outros pontos de interesse, destacam-se o lapiás costeiro (Boca do Inferno), o Palácio da Vila de Sintra, as pegadas de dinossáurios na Praia Grande do Rodízio, a Peninha, o Castelo dos Mouros, os Parques e …