Ulmeiro classificado como Monumento Vivo de Interesse Público. Estas árvores podem atingir até 30 metros de altura e as flores, embora escassas, podem dar frutos secos. A madeira deste tipo de árvores costuma ser bastante cobiçada para a fabricação de móveis, peças de marcenaria ou para fins navais.
Serra que liga o Alto Alentejo à Beira Baixa, com 27 km e uma largura de quase 2500m. Os declives que possui, por vezes, ultrapassam os 50%. Atravessa Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa e é atravessada pelos profundos vales epigénicos do Tejo e do Ocreza. Nesta serra poderão ser avistados quatro geomonumentos do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional.
Rio afluente da margem direita do rio Tejo, nascido na serra da Gardunha, a 1227 metros de altitude, em Castelo Branco. Possui um estuário de 83 quilómetros e vai desaguar a Vila Velha de Rodão.
Monumento Vivo de Interesse Público, na medida em que se trata de uma árvore centenária. A oliveira e os olivais são símbolos desta região e daí deriva o simbolismo desta árvore. Estima-se que esta tenha 800 anos.
Barragem de tipo gravidade situada na Ribeira de Isna, afluente da margem esquerda do Zêzere, pertencente à Bacia Hidrográfica do Tejo. Está inserida numa paisagem onde pontificam pinheiros bravos e culturas agrícolas. É permitida a pesca.