Também conhecida como Cova Dominique, localiza-se numa falésia entre o Cabo Carvoeiro e o Forte de Peniche, e é uma cavidade natural localizada a cerca de 15 metros acima do nível do mar e que foi ocupada durante o período Paleolítico Médio e o final do Calcolítico, sendo a mais importante estação pré-histórica do concelho. Funcionou como abrigo e necrópole, fornecendo um vasto espólio arqueológico, que pode ser conhecido em vários museus, entre os quais o Municipal de Peniche.
Ilhas localizadas a Noroeste de Peniche e do Cabo Carvoeiro, são uma formação granítica com cerca de 280 milhões de anos. A de maiores dimensões é a Ilha Berlenga Grande, mas o arquipélago é formado por uma série de outras ilhotas em seu redor (Estelas e Farilhões). Sendo um dos principais locais de nidificação e refúgio de aves marinhas, a reserva alberga uma grande variedade de espécies. A única habitável é a Berlenga Grande, com um pequeno bairro de pescadores, um porto, o Farol Duque de Bragança, o Forte de São João Baptista, uma zona de campismo e um restaurante. …
O Arquipélago das Berlengas é um pequeno arquipélago a Noroeste de Peniche e do Cabo Carvoeiro. A Ilha de maiores dimensões é a Ilha Berlenga Grande (ou simplesmente Ilha da Berlenga), mas o arquipélago é formado por uma série de outras ilhotas em seu redor, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. A única Ilha habitável é a Berlenga Grande, com um pequeno bairro de pescadores, um porto, o Farol Duque de Bragança, o Forte de São João Baptista, uma zona de campismo e um restaurante. É Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO desde 2011.
Barragem de tipo terra-enrocamento situada no rio São Domingos, perto da praia e da montanha. Tem como Bacia Hidrográfica principal as Ribeiras do Oeste.
As grutas estão inseridas na Reserva Natural da Berlenga, no arquipélago das Berlengas, localizado a 10 quilómetros de mar, da costa continental e a 5,7 milhas do Cabo Carvoeiro. Distam 45 minutos da estrada mais próxima.