Abrange no total 22 freguesias, distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Parque Nacional e Área Protegida desde 1971, estende-se desde o planalto do Castro Laboreiro ao de Mourela, com uma vasta fauna e flora, sendo um palco predileto para atividades ao ar livre. Habitualmente acessível de carro, é conhecido pelo relevo acidentado e declives acentuados, tratando-se de uma região sobretudo granítica. Pode fazer diversos percursos, a pé ou de carro, e aproveitar a paisagem que oferece uma verdadeira viagem pela Natureza, pelo passado e pela aventura.
Albufeira situada no rio Lima, junto à fronteira, entre a serra do Soajo e a serra Amarela. As espécies piscícolas mais comuns são a truta, o barbo e a boga. Atividades desportivas e de lazer condicionadas.
Pertencente a um conjunto de pequenas quedas de água, este termina com a Cascata de Fervença, 15 a 20 metros de altitude. O acesso é feito pela EM (Nogueira/Portela do Vade). A queda de água não permite a prática desportos.
As águas límpidas do rio Laboreiro saltam para fora dos limites do concelho de Melgaço, acolhendo-se à guarda do rio Lima, serra abaixo, ponteada de recantos verdadeiramente idílicos.
Barragem localizada na zona protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês, no rio Lima. A prática desportiva é regulada pelas normas do Parque. Possui um elevador de peixes.
Na Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, encontra-se esta cascata. Nesta zona destacam-se as inúmeras manchas florestais e o rico património humano e natural.