Localizado numa ampla zona verde, na margem direita do rio Mira, oferece condições para recreio e lazer, com um percurso temático onde é possível conhecer a zona ribeirinha.
O Cabo Sardão é o ponto mais ocidental da Costa Alentejana, um lugar de reconciliação absoluta com a paisagem terrestre e marítima, guardado por um farol. Este é um sítio de passagem ao longo da estrada costeira que liga Almograve à Zambujeira. Junto à falésia, é possível admirar os veios cravados nas paredes rochosas, as ilhotas plantadas ao longo da costa e as cegonhas-brancas que aqui nidificam.
Navegável desde a foz até Odemira, o Rio Mira é conhecido pela beleza do seu estuário. A significativa variedade de habitats e culturas, a zona de sapal, o arrozal, os bancos de areia e as praias e falésias são singulares.
Localizada no interior do concelho de Odemira, esta albufeira, banhada pelo rio Mira, está enquadrada por uma paisagem de cerros arredondados cobertos de estevas e margens arborizadas. O local prima pela tranquilidade, convidando ao descanso. As espécies piscícolas mais comuns são o achigã, o barbo e a carpa (vulgo robalo). As pitorescas aldeias de Santa Clara-a-Velha (com a sua ponte romana e a capela de Nossa Senhora da Cola) e de Saboia merecem também uma visita. Junto à barragem existe uma pousada.