Barragem de tipo gravidade situada na mais apertada garganta do Tejo, entre as Portas de Rodão e a foz do Rio Ocreza. Possui cais, fundeadouros e rampas de acesso. As espécies piscícolas mais comuns são a boga, a carpa e o achigã.
É o maior rio da Península Ibérica e tem 1009 quilómetros. Nasce em Espanha, Albarracim, mais precisamente, a 1593 metros de altitude e vai desaguar no Oceano Atlântico. O seu estuário tem cerca de 262 quilómetros quadrados, na zona de São Julião da Barra. Faz fronteira com a vizinha Espanha, com uma extensão de 50 quilómetros. São vários os seus afluentes, facto que lhe confere especificidade e beleza.
Nascido a norte da Serra de São Mamede, este rio separa Portugal e Espanha e o seu curso ocupa mais de 40 quilómetros, parte dos quais são partilhados pelos 2 países. É dos principais rios do norte alentejano que aflui no Tejo e um dos principais afluentes da sua margem esquerda.
Açude do tipo gravidade na Ribeira de Nisa, Bacia Hidrográfica do Tejo, próximo do Monte da Senhora da Graça e das ruínas de Nisa-a-Velha. Possui uma praia tipo areão. Não oferece condições para a prática de desporto.
Açude do tipo gravidade situado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, na Ribeira de Nisa, próximo de estações arqueológicas. Não oferece condições para a prática de desporto.