Os melhores locais para visitar
Recursos naturais em Lajes das Flores
Lagoa Funda
- campo
- praia
Lagoa Funda
9970-265, Lajes das Flores
Esta é uma das muitas lagoas existentes na ilha das Flores. Pertence ao conjunto das Sete Lagoas que se formaram em sete crateras vulcânicas originadas pelas erupções que deram origem à ilha. As restantes lagoas deste conjunto são a Lagoa Branca, a Lagoa Comprida, a Lagoa Rasa, a Lagoa da Lomba, a Lagoa Negra e a Lagoa Seca. Encontra-se rodeada por montanhas e florestas de Laurissilva, que lhe conferem uma envolvente única.
Lagoa Comprida
- campo
- praia
Lagoa Comprida
9960-030, Lajes das Flores
Esta é uma das sete lagoas existentes na ilha das Flores que se formaram em sete crateras vulcânicas originadas pelas erupções que deram origem à ilha. Apresenta uma cota média de 600 metros de altitude e encontra-se próxima da Lagoa Branca, da Lagoa Seca e da Lagoa Funda.
Poço da Alagoinha / Lagoa das Patas
- campo
- praia
Poço da Alagoinha
9960-030, Lajes das Flores
Local de extrema beleza natural, um sítio quase virgem onde o sossego impera. É também conhecido como Lagoa das Patas porque, durante a migração dos patos bravos, estes permanecem dias nesta lagoa.
Queda de Água do Poço da Alagoinha / Lagoa das Patas
- campo
- praia
Poço da Alagoinha
9960-030, Lajes das Flores
Local de extrema beleza natural, um local quase virgem onde o silêncio impera. Vale a pena uma visita. A lagoa formada pelas quedas de água é conhecida como Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas porque, durante a migração dos patos-bravos, estes permanecem dias nesta lagoa.
Poça do Bacalhau
- campo
- praia
Ponta da Fajã
9960-030, Lajes das Flores
Pequena piscina natural, rodeada de um extraordinário cenário de grande beleza. Um local calmo e relaxante, ideal para uns banhos em pleno contacto com a Natureza.
Cascata da Ribeira Grande
- campo
- praia
Ribeira Grande
9960-110, Lajes das Flores
Queda de água de grandes dimensões, precipitando-se por dezenas de metros de altitude, por entre belos montes verdejantes. Não se trata apenas de uma queda de água, mas de um conjunto de cerca de vinte, sendo que algumas se precipitam no mar e outras dão origem a uma lagoa.
Rocha dos Bordões
- campo
ER1-2
9960-630, Lajes das Flores
A Rocha dos Bordões é um curioso fenómeno geológico que apresenta impressionantes estrias verticais na parede em basalto. Por entre a rocha, passam vários cursos de água que terminam numa queda de água. Bem próximo, encontramos as chamadas Águas Quentes, pequenas caldeiras ferventes de água sulfurosa.
Ilhéu de Monchique
- campo
Ilhéu de Monchique
9960-060, Lajes das Flores
A ilha das Flores possui muitos ilhéus mas nenhum mais famoso do que este, talvez por ser o ponto mais ocidental da Europa. Trata-se de um enorme rochedo oceânico de basalto, que antigamente funcionava como ponto de referência para acertar as rotas e verificar os instrumentos de navegação.
Zona de Protecção Especial da Costa Sul e Sudoeste
- campo
Rua da Autonomia
9960-439, Lajes das Flores
Zona de grande beleza natural, um pequeno paraíso verdejante. A sua fauna e flora merecem um olhar atento, assim como os inúmeros ilhéus e pontas que a rodeiam.
Reserva Florestal Natural Parcial das Caldeiras Funda e Rasa
- campo
Lagoa Rasa
9970-265, Lajes das Flores
Esta reserva florestal natural integra a Caldeira Funda, com uma profundidade de 22 metros, e a Caldeira Rasa, com uma profundidade de 16 metros. Uma zona verdejante pintalgada por flores coloridas, a conferir uma beleza única ao local.