Local de rara beleza ecológico-ambiental, estendido ao longo da margem esquerda do Rio Arade. O parque ocupa um terreno de 18 hectares, onde são encontrados diversos ambientes: o sapal, o paul, o matagal, uma lagoa, zonas agrícolas, planos e linhas de água. Ali perto encontram-se antigos vestígios de atividades humanas como os moinhos de água. Tem um edifício de receção, casa do guarda, sanitários, anfiteatro ao ar livre, zona de merendas, percurso de manutenção e um embarcadouro.
Este conjunto de duas grutas fica situado na margem esquerda do estuário do rio Arade. A maior das grutas tem 100m de comprimento e a mais pequena tem apenas algumas dezenas de metros. É um local onde foram encontrados vestígios arqueológicos do Calcolítico e da Idade do Bronze. A maior das grutas é muito visitada por turistas. Tem salas grandes e altas, até seis metros, e um lago pouco profundo.
O Rio Arade termina o seu curso com a Praia da Rocha como pano de fundo e com os concelhos de Portimão e Lagoa (na bela freguesia de Ferragudo) nas suas margens. Os molhes, colocados em cada uma das margens, travam o mar por mais uns metros, dando um colorido especial ao calmo rio e aos barcos de pesca que flutuam no mesmo.