Classificado como Monumento Natural desde outubro de 2007, o Cabo Mondego goza de grande valor científico, pedagógico e didáctico - para além do seu interesse geomorfológico e qualidade paisagística -, nomeadamente devido aos afloramentos jurássicos e às pegadas de dinossáurios terópodes da era Oxfordiana. Faz igualmente parte da Rede Natura 2000.
O rio de maior extensão que nasce e desagua em território nacional (232 km) encontra-se com o mar na cidade da Figueira da Foz, porto piscatório e também local de praias, casino e turismo. O troço final do Rio Mondego corre entre arrozais, para finalmente encontrar o Oceano Atlântico. O rio é "defendido" na margem direita pelo Forte de Santa Catarina.
Circundada pelo Pinhal de Quiaios e por campos verdejantes, a Lagoa da Vela apresenta uma forma alongada e desenvolve-se paralelamente ao mar, distando deste cerca de cinco quilómetros. É a maior lagoa de Bom Sucesso, com dois quilómetros de comprimento e 300 metros de largura. A sua profundidade, de cerca de cinco metros, torna-a pouco vegetada. Apresenta uma abundante fauna aquática e está ligada ao rio de Foja através de um ribeiro.
Lagoa de uma beleza invulgar localizada no lugar das Queridas. A lagoa, ao que tudo indica, não resultou de um processo natural mas sim da retirada de terrenos em demasia, pela mão humana. Hoje em dia, pode-se encontrar na zona da lagoa alguma fauna selvagem e invulgar.
O rio Mondego nasce na Serra da Estrela, concelho de Gouveia a 1425 metros de altitude. Entre a nascente e a foz, as águas do Mondego percorrem cerca de 220 quilómetros. As suas margens, entre Coimbra e a Figueira da Foz, são os terrenos mais férteis de Portugal.
Situada próximo de Quiaios, a lagoa apresenta uma configuração arredondada, com um diâmetro de cerca de 600m, e está inserida numa bela zona arborizada. Tem pouca profundidade o que explica a densa vegetação que aqui se formou, típica de áreas pantanosas. No local, que é uma zona de refúgio de aves aquáticas, existem observatórios de aves e um Centro de Educação Ambiental.