Inserido em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, este espaço constitui um ponto de visão extraordinário sobre o Estuário do Sado e áreas envolventes. É possível observar montados, salinas, sapais e arrozais onde se observa uma importante comunidade de Avifauna, quer residente, quer migratória, sendo também possível observar atividades piscatórias. Aqui visita-se uma estação arqueológica do período romano com cerca de 2000 anos, onde está definida a área da provável olaria.
A Serra dos Gaiteiros faz parte do conjunto de elevações periféricas do Parque Natural da Arrábida. Forma uma única linha de relevo numa extensão de 3 km.
A serra do Louro faz parte do conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia arrábica estando portanto incluída no Parque Natural da Arrábida. São visíveis vestígios da passagem de povos dos períodos neolítico, romano, muçulmano até à atualidade. No alto podemos admirar os moinhos, testemunhas atentas do tempo e da história.
Esta serra integra o Parque Natural da Serra da Arrábida. Do ponto mais alto podem-se ver a Península de Setúbal, Lisboa, o Atlântico e Troia. É um maciço de 2,5 km de comprimento e 1Km de largura com vegetação característica.