Os melhores locais para visitar
Monumentos em Covilhã
Judiaria da Covilhã
- património
Rua das Flores
6200-096, Covilhã
A comunidade judaica da Covilhã foi, entre o século XII e inícios do século XX, uma das mais fortes de Portugal. Muitos são os vestígios que restam dessa época, nomeadamente a nível arquitetónico na zona da antiga Judiaria, no centro histórico. Chegaram a existir dois núcleos hebraicos, que se caracterizam por vias estreitas, sem ordenamento e espaços públicos reduzidos. Há uma janela Manuelina dessa época que se encontra na parte de trás do município.
Ponte da Ribeira da Carpinteira
- património
Rua Marquês de Ávila e Bolama
6200-053, Covilhã
Concebida a 52 metros de altura e com 220 metros de extensão, visa facilitar a mobilidade e reduzir o trajeto entre o Bairro dos Penedos Altos e o centro da cidade. Esta obra do arquiteto Carrilho Graça, inaugurada em 2009, merece ser devidamente apreciada, tendo já recebido várias distinções a nível mundial. Apresenta um design em ziguezague e o enquadramento paisagístico é assinalável.
Igreja de Santa Maria Maior
- património
Rua Senhor da Paciência
6200-138, Covilhã
Situada na zona histórica da cidade, está revestida por azulejos brancos e azuis que pretendem retratar a vida da Virgem Maria. Trata-se de uma igreja revivalista Neobarroca de planta longitudinal, composta por uma nave, uma capela-mor mais estreita e baixa, uma capela lateral, um batistério e uma torre sineira. Foi construída em 1886 no local onde existia a antiga Igreja de Santa Maria do Castelo. No interior, destaque para os retábulos de talha dourada Neorrococós e Neoclássicos.
Muralhas da Cidade da Covilhã
- património
Rua do Norte
6200-153, Covilhã
São o que restam de um antigo castelo de fundação romana, construído num local sobranceiro da cidade. Da primitiva fortaleza medieval apenas subsistem alguns panos de muralha, alguns integrados noutras construções e nem sempre visíveis. No cimo das muralhas encontra-se o Miradouro das Portas do Sol, que oferece uma deslumbrante panorâmica sobre a região e onde é possível apreciar uma obra de arte urbana.
Teatro-Cine da Covilhã / Teatro Municipal da Covilhã
- património
Rua Ruy Faleiro, 1
6200-151, Covilhã
Cineteatro construído no século XX para substituir um antigo edifício. Foi inaugurado em 1954, com uma lotação máxima de 1095 lugares.
Igreja Matriz de Vale Formoso / Igreja de Santa Ana
- património
Vale Formoso
6200, Covilhã
Igreja matriz de planta longitudinal composta por uma nave com coro alto, uma capela-mor ligeiramente mais estreita e, adossados, uma sacristia e um anexo. Foi construída no século XVII e reconstruída no século XVIII, apresentando características de arquitetura maneirista, barroca e rococó.
Igreja Matriz de Paul / Igreja de Nossa Senhora da Assunção
- património
Rua da Igreja
6215-405, Unhais da Serra
Igreja barroca constituída por uma planta longitudinal com uma só nave, uma capela-mor mais estreita e uma torre sineira. No interior, destaque para os retábulos de talha do estilo nacional e para o teto abobadado.
Igreja Matriz de Coutada / Igreja de São Sebastião
- património
Largo Infante Dom Henrique, 9
6215-766, Unhais da Serra
Igreja Matriz de Dominguizo / Igreja do Divino Espírito Santo
- património
Rua do Adro
6200-512, Covilhã
Igreja reconstruída em 1786 sobre um templo primitivo. O campanário foi construído em 1922.
Igreja Matriz de Peraboa / Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- património
Rua da Igreja, 9
6200-591, Covilhã
Igreja maneirista e barroca constituída por uma planta longitudinal com uma nave única, uma capela-mor mais estreita e uma sacristia e anexos adossados. Apresenta ainda uma torre sineira, separada do imóvel. Foi construída no século XVII, sofrendo remodelações nos séculos seguintes.