Os melhores locais para visitar
Monumentos em Vila Nova de Foz Côa
Estação Arqueológica do Prazo
- património
Freixo de Numão
5155, Cedovim
Ruínas arqueológicas que integram uma complexidade de estruturas que nos desvendam uma multiplicidade de ocupações desde do neolítico até à idade média. É possível observar vestígios bem conservados de um templo paleocristão, sepulturas com ossadas de diferentes épocas, uma "estela antropomórfica" de grandes dimensões e um imponente Menir. A presença de uma casa senhorial e da zona balnear testemunham a importância desta "Villa Senhorial Romana".
Castelo de Castelo Melhor
- património
Rua do Castelo, 15
5150-109, Castelo Melhor
Possivelmente edificado sobre um castro lusitano, este castelo fica situado numa colina. Conserva alguns panos de muralha, portas, um cubelo e uma cisterna de planta regular. É possível observar o perímetro da muralha que rodeava pátios interiores e a Torre de Menagem. À distância, parece a coroa de um rei plantada num cabeço de terra.
Casa de Almendra / Solar dos Viscondes do Banho
- património
Largo da Amoreira - EN332
5150-014, Vila Nova de Foz Côa
Edificada no século XVIII, esta casa é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura civil barroca. Construída em granito, apresenta uma decoração rococó concentrada nas janelas e na porta principal. Esta construção denota elementos da construção barroca do Douro, influenciada por Nicolau Nasoni. No início do século XIX, instalaram-se aqui as tropas napoleónicas, incendiando depois o edifício em 1810, quando se retiraram. A partir de 1895 sofreu uma reconstrução parcial, por iniciativa do 3º Visconde do Banho.
Castelo de Numão
- património
Rua Direita
5155-617, Numão
Este castelo possuía uma das melhores muralhas defensivas de fronteira. Atualmente, apenas subsistem algumas portas, panos de muralha e torres que coroam o cimo do monte. Junto à porta nascente conservam-se também diversas sepulturas antropomórficas. A sua planta apresentava uma configuração irregular, quase sem ameias e com três portas (a do Poente, a do Arco e a de São Pedro), uma torre de menagem e mais quatro torres.
Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa / Igreja de Nossa Senhora do Pranto
- património
Praça do Município, 16
5150-642, Vila Nova de Foz Côa
Igreja composta por três naves, uma capela-mor, uma sacristia e um cartório. Na fachada realça-se um pórtico em arco pleno de decoração manuelina (ladeada por dois escudos nacionais), esferas armilares, uma flor de lis e uma cruz de Cristo. É rematada por um campanário com três ventanas e quatro bustos renascentistas. No interior da igreja destacam-se os altares barrocos, os caixotões da capela-mor, a imaginária e a inclinação das colunas.
Pelourinho de Foz Côa
- património
Praça do Município
5150-642, Vila Nova de Foz Côa
Pelourinho manuelino datado do século XVI, composto por um fuste quadrangular com anel, decorado com motivos manuelinos. O capitel é ornamentado com cordões e vieiras e suporta quatro pináculos com escudetes que envolvem um motivo central, rematado por uma flor-de-lis.
Pelourinho de Freixo de Numão
- património
Largo Doutor José Augusto Pinto de Magalhães
5155-237, Cedovim
Pelourinho datado do século XVIII, composto por um fuste cilíndrico encimado por um capitel e decorado com volutas e folhas de acanto. Este suporta uma pinha e um escudo com as armas de Dona Maria I e do concelho, rematadas por uma coroa.
Pelourinho de Muxagata
- património
Largo da Praça
5150-331, Vila Nova de Foz Côa
Pelourinho manuelino de gaiola estilizada, datado do século XVI. É composto por um fuste oitavado com pinha de tipo gaiola rematada por um coruchéu com esfera armilar e, no cimo, uma cruz em ferro.
Pelourinho de Horta
- património
Rua do Pelourinho
5155, Cedovim
Pelourinho datado do século XVIII, constituído por três degraus circulares e um fuste de coluna em prisma.