Os melhores locais para visitar
Monumentos em Seixal
Quinta da Fidalga
- património
Avenida da República, 2571
2840-741, Seixal
A Quinta da Fidalga distingue-se pelo seu Lago de Maré, constituindo um monumento singular na arquitetura hidráulica portuguesa. A sua origem remonta ao século XV, sempre associada a funções agrícolas e de lazer. Consta que Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, se teria fixado nas terras do Seixal para assistir à construção de caravelas destinadas à descoberta do caminho marítimo para a Índia. Destaque ainda, para o bonito jardim que se encontra no exterior da casa. O espaço integra também a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, projeto arquitetónico da autoria de Álvaro Siza Vieira.
Olaria Romana da Quinta do Rouxinol
- património
Rua Rouxinol
2855-205, Corroios
Pode observar-se, apenas, a zona inferior da fornalha de dois fornos de planta piriforme, com um pequeno corredor de acesso e três arcadas de suporte da grelha (entretanto abatida). Foram encontrados materiais rejeitados durante o processo de fabrico em duas fossas situadas a sul dos fornos.
Quinta da Trindade
- património
Avenida do MUD Juvenil
2840, Seixal
Edificação seiscentista que sofreu posteriores alterações. Destaca-se a azulejaria que reveste as escadas e as salas. Por todo o edifício podemos encontrar também pinturas setecentistas no teto e elementos arquitetónicos de várias épocas, restos de estatuetas de conventos, mosteiros e igrejas que foram abandonados após a extinção das Ordens Religiosas em 1834. No jardim, está um dragoeiro centenário, notável exemplar de Dracaena graco. Para se visitar a Quinta da Trindade, é necessário efetuar marcação junto do Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal do Seixal.
Igreja de Nossa Senhora da Consolação
- património
Praça Miguel Bombarda
2840-156, Seixal
Também conhecida como Igreja Matriz da Arrentela, foi construída no século XV, mas a sua reconstrução, após o terramoto de 1755, conferiu-lhe um estilo predominantemente barroco. O seu interior, de uma só nave, é revestido por uma série de painéis de azulejos do séc. XVIII, representando cenas da vida da Virgem. No exterior, o miradouro proporciona uma vista fascinante sobre a baía do Seixal.