Os melhores locais para visitar
Monumentos em Vila Pouca de Aguiar
Túmulo Românico
- património
Tresminas
5450, Tresminas
Túmulo da época de ocupação romana.
Ponte Romana de Cidadelha
- património
Largo da Capela
5450, Vila Pouca de Aguiar
Ponte com tabuleiro em cavalete que está assente sobre um arco de volta perfeita.
Igreja Paroquial de Bornes de Aguiar / Igreja de São Martinho
- património
Rua Central
5445, Bornes de Aguiar
Igreja de arquitetura românica, maneirista e barroca com nave única coberta com tetos de madeira. Apresenta no interior retábulos de talha dourada maneirista e barroca.
Igreja Paroquial de Afonsim / Igreja de Nossa Senhora da Assunção
- património
Largo da Igreja
5450-100, Afonsim
Igreja tardo-barroca com nave única, torre sineira e capela-mor e sacristia. Apresenta no interior com coro-alto de madeira, batistério no lado do Evangelho, confessionários embutidos e retábulo-mor tardo-barrocos com elementos rococós, em talha policroma e dourada.
Igreja Matriz de Tresminas / Igreja de São Miguel de Tresminas
- património
Rua da Igreja
5450, Tresminas
Igreja românica com nave única, tetos de madeira e portal de arco quebrado com duas arquivoltas molduradas. No interior apresenta retábulo-mor barroco, de estilo joanino.
Castelo de Pena de Aguiar
- património
Castelo
5450-280, Castelo
O Castelo de Aguiar é um singular castelo roqueiro, cuja estrutura atual remota aos séculos IX ou X. Situado sobre um enorme penedo granítico, os achados em campanhas arqueológicas revelaram três grandes níveis de ocupação: Pré-Histórica, Celta e Romana. O acesso ao edifício é feito por uma entrada com seis escadas, sob um portal com forma ogival. Subindo alguns rochedos, atinge-se o ponto mais alto, de onde se vislumbra uma panorâmica abrangente sobre todo o Vale de Aguiar. Inclui-se, no edifício, um compartimento de teto abobadado, bem como a sala da seteira, janela de privilegiada visibilidade estratégica.
Parque Arqueológico de Tresminas
- património
Lugar do Cruzeiro
5450-296, Tresminas
Considerada como uma das maiores explorações mineiras do mundo romano, a exploração de Tresminas foi iniciada durante o reinado de Augusto (27a.C. - 14d.C.), prolongando-se até à época de Sétimo Severo. Terá sido feita pelo sistema de cortas a céu aberto, originando as crateras de grandes dimensões que testemunham, até hoje, na paisagem o esforço humano ali empreendido. Transversalmente à orientação do filão, foi aberto um complexo sistema de galerias, para transporte, escoamento e tratamento dos minérios, que permanece passível de ser visitado. O Parque Arqueológico possui miradouros sobre as cortas de exploração, painéis interpretativos, caminhos pedestres sinalizados e áreas …
Busto de António Gil
- património
Largo Sousa e Costa
5450-017, Vila Pouca de Aguiar
Busto de homenagem a António Gil.
Capela de Bornes / Capela do Sagrado Coração de Jesus
- património
Rua Central
5445, Bornes de Aguiar
Capela seiscentista de arquitetura maneirista e barroca com nave única e capela-mor retangular. No interior tem coro-alto, duas capelas laterais confrontantes com retábulos de talha dourada barroca, e dois retábulos colaterais de ângulo, também barrocos. Apresenta na capela-mor, retábulo de talha neoclássica.
Fonte da Praça 25 de Abril
- património
Praça 25 de Abril
5450, Vila Pouca de Aguiar
Fonte central com quatro bicas.