Os melhores locais para visitar
Monumentos em Azambuja
Painel de Azulejos da Estação Ferroviária da Azambuja
- património
EN3
2050, Azambuja
Conjunto de azulejos com pinturas retratando a vida dos pescadores e agricultores da região.
Castro de Vila Nova de São Pedro
- património
Vila Nova de São Pedro
2065-547, Vila Nova de São Pedro
Povoado fortificado datado do período Neolítico e da idade do Bronze, também conhecido como Eneolítico ou Calcolítico. Apresenta duas cinturas de muralhas, correspondentes às diferentes fases de ocupação.
Igreja Matriz de Azambuja / Igreja de Nossa Senhora da Assunção
- património
Largo da Igreja
2050-326, Azambuja
Edifício com portal principal rematado por um frontão triangular e encimado por um óculo ladeado por duas frestas. Interiormente possui três naves, divididas por arcos e assentes em colunas toscanas. A capela-mor apresenta abóbada de cruzaria, com bocetes lisos. Merece especial atenção a talha dos altares do século XVII e o revestimento azulejar da mesma época.
Igreja e Edifício da Misericórdia de Azambuja
- património
Rua Vítor Cordon
2050-336, Azambuja
Este edifício apresenta, na fachada principal, um portal com características quinhentistas, encimado pelo brasão de Dona Leonor. Do lado esquerdo encontra-se o campanário e na fachada lateral salientam-se duas grandes janelas, em estilo seiscentista. No interior, merecem destaque o arco triunfal e a capela-mor em talha.
Palácio dos Condes de Aveiras / Quinta da Cerca / Solar dos Condes de Povolide
- património
Rua 25 de Abril - EN366
2050-018, Aveiras de Baixo
Casa apalaçada oitocentista a apresentar uma arquitetura barroca e pombalina. A planta organiza-se à volta de um pátio quadrangular, com quatro edifícios à volta. Na principal porta de acesso, destaque para o escudo dos Condes de Aveiras.
Palácio de Pina Manique
- património
Largo Pina Manique - EM511
2065-345, Manique do Intendente
Ambicioso projeto do século XVIII que nunca foi concluído. O corpo central é composto por uma igreja com galilé e por dois corpos laterais simétricos. A fachada sul mede cerca de 150 metros de comprimento. Deste conjunto, a igreja foi o único elemento que teve acabamento interior.
Igreja de Manique do Intendente
- património
Largo Pina Manique - EM511
2065-345, Manique do Intendente
Edifício de estilo neoclássico datado de finais do século XVIII. Foi construído por Joaquim Fortunato de Novais.
Palácio das Obras Novas
- património
Azambuja
2050, Azambuja
Edifício também conhecido como Paço da Rainha, devido ao facto de ter sido Dona Maria I a responsável pela abertura da “Vala Nova”. Já funcionou como estalagem e depois como posto de controlo do tráfego de embarcações, de pessoas e de mercadorias, que transitavam através da Vala Real.
Pelourinho da Azambuja
- património
Praça do Município
2050-315, Azambuja
Assente numa plataforma com três degraus, este pelourinho apresenta uma base oitavada e um fuste torso, dividido por um anel com estrias decoradas com motivos florais. O capitel é quadrangular com quatro brasões e o conjunto é rematado por um corpo cónico e quatro ferros.