Os melhores locais para visitar
Monumentos em Alcobaça
Estação Arqueológica de Parreitas
- património
Bárrio
2460, Cabeça do Louco
Estação situada nas colinas do Bárrio e junto à antiga Lagoa da Pederneira. É testemunho de uma ocupação humana que se prolonga entre os séculos I e IV, apresentando vestígios de fornos de telha e tijolo. O espólio desta povoação pode ser apreciado no Museu Monográfico de Bárrio.
Ermida de Santa Rita / Ermida do Bom Jesus do Calvário
- património
Rua de Santa Rita
2460-396, Cós
Ermida do Século XVII, de arquitetura seiscentista. Também conhecida como Ermida do Bom Jesus do Calvário de Cós, possui nave única com cobertura em abóbada de berço, uma capela-mor e dois andares laterais dedicados a Santa Rita e à Senhora da Piedade.
Mosteiro de Santa Maria de Coz
- património
Rua de Santa Rita
2460-396, Cós
Fundado no século XIII pelo abade de Alcobaça, o Mosteiro de Santa Maria de Coz foi um dos mais importantes conjuntos monásticos da região e o mais importante mosteiro do ramo feminino da Ordem de Cister. A construção atual, de uma simplicidade impressionante, deriva de trabalhos realizados sobretudo no séc. XVII. O aspeto sóbrio do exterior do edifício contrasta com o interior barroco. A igreja com cerca 50 metros de comprimento revela a grandeza do velho mosteiro e possui tetos com caixotões de madeira, azulejos dos séculos XVII-XVII e altares em talha dourada.
Mosteiro de Alcobaça
- património
Praça 25 de Abril
2460-018, Alcobaça
Construído pelos monges de Cister entre 1178 e 1254, o Mosteiro é formado por três corpos: a Igreja e as Alas Norte e Sul, onde, respetivamente, se situavam os aposentos dos reis e da corte em visita, e as residências do Abade e dos Monges. Da fachada original conservam-se as ameias na cobertura lateral, o portal gótico e os janelões laterais. A Igreja é a maior de Portugal e lá encontra os túmulos de D. Pedro I e de D.ª Inês de Castro. Destacam-se ainda o Deambulatório e a capela de S. Bernardo, Capelas das Relíquias e do Senhor dos …
Castelo de Alcobaça
- património
Rua do Castelo, 35
2460-036, Alcobaça
Instalado numa elevação com cerca de 70 metros, a oeste do mosteiro, o castelo de Alcobaça foi mandado edificar por D. Afonso Henriques em 1147, sobre as presumíveis ruínas de uma fortificação do século VI. Várias vezes arrasado na época da Reconquista, D. Sancho ordenou a sua reconstrução para abrigar os monges alcobacenses e a população em caso de ataque. Depois de sofrer vários abalos sísmicos, acabou por servir de prisão no tempo dos Filipes.
Pelourinho de Turquel
- património
Largo do Pelourinho
2460, Turquel
Pelourinho com fuste torcido ornamentado com elementos fitomórficos. O remate do capitel ostenta uma figura com hábito eclesiástico.
Pelourinho de Alfeizerão
- património
Largo João Baptista
2460, Alfeizerão
Pelourinho de estilo manuelino, assente em três degraus circulares. Possui fuste espiralado com anel e é encimado por corpo tronco-piramidal ornamentado.
Pelourinho de Alpedriz
- património
Rua 5 de Outubro
2460, Alpedriz
Pelourinho composto por uma coluna de lioz sem remate. Possui base em tronco de cone.
Pelourinho de Cela
- património
Rua Joaquim da Silva Almeida
2460, Cela
Pelourinho com coluna lisa apoiada em degraus circulares. Possui capitel cónico com as armas dos Abades de Alcobaça e a esfera armilar.
Escultura de Homenagem ao 25 de Abril
- património
Praça João de Deus Ramos
2460, Alcobaça
Escultura de pedra de forma cilíndrica localizada na Praça João de Deus Ramos, no centro de Alcobaça.