Os melhores locais para visitar
Monumentos em Abrantes
Igreja de São Vicente
- património
Adro de São Vicente
2200-231, Abrantes
O templo primitivo foi fundado em 1148 por Dom Afonso Henriques, e destruído em 1179. Foi reedificado no século XII, sofrendo depois várias reformas. Possui três naves com seis tramos e colunas dóricas. Destaque para as capelas quinhentistas e para os azulejos do século XVII. A fachada apresenta um pórtico maneirista bastante rico em termos decorativos.
Igreja de São João Baptista
- património
Adro de São João
2200-365, Abrantes
Igreja fundada pela Rainha Santa Isabel em 1300, que foi depois reedificada por Filipe II entre 1589 e 1633. Merecem destaque os caixotões renascentistas em pedra da capela-mor, os azulejos do século XVI, as cantarias dos altares laterais, os púlpitos e as talhas.
Fortaleza de Abrantes / Castelo de Abrantes
- património
Rua Dom Francisco de Almeida
2200-242, Abrantes
Castelo situado na margem direita do rio Tejo, constituído por fortificações medievais e abaluartadas. Este castelo sofreu reconstruções e alterações profundas ao longo dos séculos, nomeadamente nos séculos XVII e XIX. No século XVII, Dom Afonso V, temendo uma invasão de Espanha, ordenou a reedificação de antigas fortificações. Esta fortaleza era considerada a chave de defesa das Beiras e teve um papel importante durante as invasões francesas. Mantém a torre de menagem e alguns panos de muralha com torreões redondos. Merecem destaque os espaços abobadados com tijoleira. A igreja de Santa Maria sobreviveu às diversas alterações, conservando o altar-mor revestido …
Igreja de Santa Maria do Castelo
- património
Rua Dom Francisco de Almeida
2200-242, Abrantes
Mandada edificar por Dom Afonso II em 1215, esta igreja foi destruída por um tremor de terra em 1429, sendo reedificada a partir de 1433. No último quartel do século XV, foram aqui construídos os túmulos de Dom Diogo e de Dom Lopo. Merece destaque o arco triunfal gótico, os túmulos quinhentistas, os painéis de azulejos mudéjares de "corda seca" e parte primitiva do retábulo. Em 1921, foi aqui instalado o Museu Regional de Abrantes.
Ermida de São Lourenço
- património
Rua da Capela de São Lourenço
2200-211, Abrantes
Pequena ermida com um alpendre, a denotar características populares. Destaca-se o portal, com vestígios de boleados e de torçal, a abóbada de nervuras estrelada e os contrafortes dispostos em ângulo. Os azulejos de aresta hispano-árabes são exemplares da primitiva decoração.
Ermida de Santa Ana
- património
Largo de Santa Ana
2200-348, Abrantes
Capela barroca constituída por uma planta longitudinal com nave única, uma capela-mor copulada, uma sacristia adossada e uma pequena sineira, com coberturas diferenciadas em telhado de duas e três águas. Destaque para o painel de azulejos setecentistas localizado sobre o portal.
Igreja de São Miguel de Rio Torto
- património
Alameda da Igreja de São Miguel
2205-471, Abrantes
Edifício na Rua Doutor Henrique de Miranda Martins de Carvalho
- património
Rua Doutor Henrique de Miranda Martins de Carvalho
2200-415, Abrantes
Edifício plurifamiliar de quatro pisos, construído no século XX.
Edifício no Largo de Santa Ana
- património
Largo de Santa Ana, 100
2200-348, Abrantes
Edifício construído no século XX, com planta trapezoidal regular composta por três pisos e uma semicave. Apresenta características de arquitetura civil mista, residencial e comercial, com alguns aspetos contemporâneos.
Escola Primária
- património
Rua dos Quinchosos, 11
2200-357, Abrantes
Edifício com planta longitudinal de dois pisos, construído no século XX.