Os melhores locais para visitar
Monumentos em Porto
Mosteiro de São Bento da Vitória
- património
Rua de São Bento da Vitória, 45
4050-542, Porto
Templo do século XVII, supostamente construído no local onde existia uma sinagoga. O interior é preenchido por painéis de madeira policromada e talha dourada.
Torre dos Clérigos
- património
Rua de São Filipe de Nery
4050-546, Porto
É, seguramente, o ex-libris da cidade. Obra-prima do arquiteto toscano Nicolau Nasoni, a Torre construída entre 1731 e 1763 é uma magnífica obra de cantaria trabalhada, com 75 metros de altura. Já os 240 degraus da escadaria em caracol conduzem a um varandim situado no corpo terminal e de onde se desfruta de gratificantes vistas sobre a cidade e arredores.
Mercado Ferreira Borges
- património
Praça do Infante Dom Henrique - Rua da Bolsa, 19
4050-253, Porto
Construído pela Companhia Aliança (Fundição de Massarelos) é uma importante peça da "Arquitetura do Ferro". Apresenta numerosos elementos construtivos e decorativos que revelam a adequação técnica e plástica das potencialidades do ferro. Tendo sido, no passado, mercado da fruta, é hoje local de realização de exposições e outros eventos de cariz cultural.
Palácio da Bolsa
- património
Rua Ferreira Borges
4050-253, Porto
O Palácio da Bolsa foi construído em meados do século XIX pela Associação Comercial do Porto. De estilo Neoclássico, este edifício reflete o florescimento comercial da cidade do Porto. Todos os compartimentos do andar nobre oferecem pormenores que provam o enorme interesse sumptuário: no mobiliário, nos lustres e sobretudo nos tetos, alguns de madeiras valiosas. Porém, todo revestido por uma fina película de ouro, o salão árabe é a sala que melhor coroa o investimento avultado da burguesia portuense oitocentista.
Livraria Lello
- património
Rua das Carmelitas, 144
4050-161, Porto
Construída em estilo neogótico, a Livraria possui uma magnífica fachada, formada por um amplo arco abatido, cuja entrada se divide numa porta central, ladeada por duas montras. Sobre este arco, existe uma janela tripla. Dos lados da janela, destacam-se duas figuras pintadas, da autoria de José Bielman, simbolizando a Arte e a Ciência. É de notar o rendilhado que encima todo o edifício. À entrada, no centro da vasta sala, uma escada ornamental dá acesso a um plano superior, onde algumas mesas servem de apoio à exposição dos livros. Bancos em madeira, revestidos a couro, e estantes que cobrem as …
Farol de São Miguel
- património
Rua do Passeio Alegre, 494
4150, Porto
Foi o primeiro farol de fogo de Portugal e foi mandado edificar em 1527, pelo comendatário do mosteiro de Santo Tirso, D. Miguel da Silva, que deixou rendimentos para, perpetuamente, serem acesos fogos de noite.
Igreja dos Clérigos
- património
Rua de São Filipe de Nery
4050-546, Porto
O conjunto é formado por uma torre, a Casa do Despacho e Igreja dos Clérigos. Este monumento é o expoente máximo do estilo barroco portuense. Apesar de menos conhecida que a Torre dos Clérigos, a Igreja dos Clérigos foi construída anteriormente, entre 1732 e 1750. É um edifício típico de Nasoni. No seu interior destacam-se a talha dourada e as sanefas de estilo barroco, rococó e neoclássico. Esta foi a primeira grande obra de Nasoni e a que o mais celebrizou. O autor nunca mais sairia do Porto.
Alfândega Nova
- património
Rua Nova da Alfândega
4000, Porto
A construção do edifício da Alfândega Nova do Porto foi projetada em 1859, pelo engenheiro francês C.F.G. Colson. Tem uma área de 36000 m2 e é composto por três corpos principais. O Edifício da Alfândega comporta, para além do alojamento dos serviços do Museu e da Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações, um Centro de Congressos e Exposições e ainda a Galeria Immersivus, dedicada a experiências artísticas imersivas.
Igreja da Misericórdia do Porto
- património
Rua das Flores, 15
4000-292, Porto
A Igreja da Misericórdia do Porto é do século XV. Mas ao longo do século XVIII sofreu profundas alterações. A sua fachada é da autoria de Nicolau Nasoni. O estilo rococó está bem patente sendo profundamente decorada neste estilo. No interior é de destacar a capela-mor que foi conservada desde o edifício primitivo. Na sala dos Mesários, uma pintura destaca-se como uma obra-prima do gótico.
Sé do Porto
- património
Terreiro da Sé
4050-603, Porto
A Sé é a igreja principal da cidade do Porto. Foi erguida nos séculos XII e XIII. A primeira missa foi realizada no ano de 1120. No século XIII foram feitas alterações que alteraram completamente o portal principal. Reconstruída em estilo barroco, manteve apenas a rosácea da sua construção original. Nicolau Nasoni foi o autor de uma galilé na fachada norte e interveio também na decoração da sacristia. O interior conserva as imagens da Nossa Senhora da Vandoma (século XIV), o "altar de prata", importante claustro gótico, o "claustro velho", a capela de São Vicente, uma escadaria nobre, para aceder …