Os melhores locais para visitar
Monumentos em Odemira
Farol do Cabo Sardão
- património
Cavaleiro
7630-174, São Teotónio
O Farol do Cabo Sardão, com torre quadrangular branca e um edifício anexado, tem um alcance luminoso de 23 milhas e altura de 17 metros. Foi construído em 1915.
Forte de São Clemente
- património
Largo de Brito Pais
7645-234, Vila Nova de Milfontes
Deste forte, construído em finais do século XVI, é possível avistar quase toda a localidade de Vila Nova de Milfontes. Originalmente com uma planta poligonal, rematado por canhoneiras e dois baluartes triangulares, sofreu diversos estragos em 1638. Durante o reinado de Dom João IV, foi alterado e a sua capacidade militar aumentada. Modelo da arquitetura militar maneirista, foi mais tarde transformado em residência e foi-lhe acrescentado um torreão medieval com ameias. Atualmente possui um paço senhorial no seu interior e o fosso e muralhas encontram-se revestidas por vegetação e flores.
Igreja Matriz de São Salvador
- património
Rua Serpa Pinto
7630-174, Odemira
Igreja de planta longitudinal, escalonada, composta por nave e capela-mor, tendo adossadas a sacristia e uma capela lateral. A arquitetura é maneirista e barroca.
Igreja Matriz da Santa Maria
- património
Rua de Serpa Pinto, 23
7630-174, Odemira
Pertencia ao antigo convento franciscano, quando foi edificada, no século XVI, sendo adaptada a Igreja paroquial depois de 1835. É um exemplo de arquitetura maneirista, mas com o despojamento caraterístico das igrejas franciscanas.
Cerro dos Moinhos Juntos
- património
Alto de São Sebastião
7630-232, Odemira
Ponto de passagem quase obrigatório na freguesia de Santa Maria. O Moinho de Vento está em pleno funcionamento e é propriedade da Câmara Municipal. Um verdadeiro ex-líbris de Odemira e oferece uma bonita panorâmica da vila e do interior do concelho.
Igreja Matriz de Sabóia
- património
Avenida António Manuel Ribeiro
7630, Sabóia
Igreja de planta longitudinal escalonada, composta por nave e capela-mor mais estreita. A arquitetura é barroca, vernácula e popular.
Igreja Matriz de São Martinho das Amoreiras
- património
Largo da Igreja
7630-536, São Martinho das Amoreiras
Igreja de planta longitudinal composta por átrio, ladeado por torres sineiras, nave e capela-mor com camarim e trono. É um grande templo inserido numa freguesia rural, com arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Destaca-se a frontaria e a beleza da capela-mor e dos altares laterais e, também, pelo painel de pintura.
Igreja Matriz de Colos
- património
Largo da Igreja
7630, Colos
Igreja manuelina com nártex, nave única e capelas laterais. Remodelação do alçado principal e do interior no período barroco, incluindo a construção de retábulos de talha dourada.
Igreja Matriz de Santa Clara-a-Velha
- património
Praça Doutor Oliveira Salazar
7665-880, Santa Clara-a-Velha
Igreja de planta longitudinal composta por nave e capela-mor. Arquitetura religiosa, manuelina, barroca e vernácula. É de realçar que a capela-mor ainda mantém vestígios da época manuelina.
Igreja Matriz de São Teotónio
- património
Largo Gomes Freire
7630-624, São Teotónio
Igreja de planta longitudinal escalonada, composta por nave, capela-mor e camarim. Arquitetura religiosa, maneirista, pombalina, popular, ao estilo alentejano. Uma curiosidade são as torneiras adornadas com peixes no lavabo da sacristia.