Os melhores locais para visitar
Monumentos em Moura
Igreja e Convento de São Francisco
- património
Largo de São Francisco
7860-007, Moura
Templo que demonstra vários detalhes maneiristas, barrocos e rococós. Como exemplo, salienta-se o portal-retábulo da frontaria, que é da época do barroco inicial. No rococó destacam-se os retábulos de talha da segunda capela do lado do Evangelho, da capela do lado da Epístola e da capela-mor.
Lagar de Varas do Fojo (Museu do Azeite)
- património
Praça Sacadura Cabral, 25
7860-068, Moura
Lagar de azeite de vara e fuso, com mós apropriadas para tração animal.
Mouraria de Moura
- património
Segunda Rua de Mouraria
7860, Moura
Trata-se de um conjunto urbano composto por três artérias, unidas por uma transversal. No largo, sobressaem as casas típicas das vilas alentejanas (caiadas com cal branca e com chaminés cilíndricas de cúpula cónica), preservando alguns exemplos conotados com a mouraria.
Convento do Carmo
- património
Avenida do Carmo
7860-195, Moura
O convento do Carmo foi o primeiro da Ordem Carmelita a ser fundado em Portugal, em 1251, pelos cavaleiros da Ordem de Malta. No entanto, da obra original nada resta, tendo sido novamente edificado no século XVI. É um dos monumentos mais significativos do Baixo Alentejo. Apresenta um conjunto harmonioso de elementos góticos e renascentistas, merecendo destaque o pórtico renascença, as capelas abobadadas, os azulejos setecentistas e o claustro.
Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração
- património
Praça da Restauração
7875-150, Santo Aleixo da Restauração
O templo primitivo foi construído em 1626. Em 1644 serviu de refúgio à população, durante a ofensiva castelhana, sendo então destruído. Reconstruído em 1683, é novamente danificado durante a Guerra da Sucessão. Em 1733 passou de uma estrutura de três naves para uma nave única. A igreja, sobranceira à aldeia, apresenta uma fachada onde sobressai um nicho e a torre sineira.
Castelo de Moura
- património
Calçada do Castelo
7860-009, Moura
Situado sobre uma elevação de calcário, este castelo possui uma torre de menagem datada da época de Dom Dinis, que se destaca pelo seu volume. Foi já depois da reconquista aos mouros que Dom Dinis mandou remodelar por completo o castelo, que tinha albergado os mouros durante 400 anos. Mais tarde, Dom João I mandou ampliar a fortaleza, mas a Guerra da Sucessão e o terramoto de 1755 contribuíram para o seu estado de ruína. No lado sudeste existe um portal de entrada, em forma de cotovelo e um túnel abobadado. Ao lado do castelo existem ruínas do Convento das …
Igreja de São João Baptista / Igreja Matriz de Moura
- património
Praça Sacadura Cabral
7860-207, Moura
Templo manuelino, edificado em finais do século XV, onde se destacam os portais, os azulejos seiscentistas e os lavores das cantarias. O aspeto mais singular desta igreja é a existência de um altar ao ar livre, construído no século XVII.
Atalaia da Cabeça Magra
- património
EN258
7860-354, Moura
Também conhecida apenas por Atalaia Magra, trata-se de uma torre de vigia redonda semiarruinada, associada ao sistema de defesa centrado no castelo de Moura e em ligação visual com as atalaias de Porto Mourão, da Coutada e de Alvarinho.
Capela de Santa Ana
- património
Rua da República
7875-058, Safara
Templo com pequeno campanário. Apresenta, no interior, um simples altar.
Igreja Paroquial de Safara / Igreja de Nossa Senhora da Assunção
- património
Praça 25 de Abril
7875-053, Safara
Templo com arquitetura manuelina e maneirista. Aliás, a sua sacristia, que apresenta uma abóbada de cruzaria de ogivas, é o exemplo da arquitetura manuelina.