Os melhores locais para visitar
Monumentos em Matosinhos
Mosteiro de Leça do Balio
- património
Rua de Santos Lessa
4450-332, Leça do Balio
O Mosteiro de Leça do Balio, já existente no século X, foi profundamente alterado no século XIV sob a direção de Estêvão Vasques Pimentel. Do século XVI destacam-se diversas intervenções de Diogo Pires, o “Moço”. A igreja do mosteiro, restaurada em 1930, é um dos mais importantes exemplos da arquitetura gótica em Portugal. Nesta igreja realizou-se o casamento do Rei Dom Fernando e de Dona Leonor Teles. Foi também a primeira sede da Ordem Militar do Hospital. Passou por uma reabilitação conduzida pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Sidónio Pardal, sendo atualmente sede da Fundação Livraria Lello, apresentando um espaço …
Farol de Leça
- património
Rua Cel. Helder Ribeiro
4450, Leça da Palmeira
O Farol da Boa Nova começou a funcionar em 1926 e até 1962 albergou a Escola de Faroleiros. É o segundo maior farol do país, com uma torre de 46 metros de altura. Entre 2003 e 2004 a Direção dos Faróis efetuou obras de beneficiação, tais como a construção de um núcleo museológico e a reconversão dos alojamentos.
Forte Nossa Senhora das Neves / Castelo de Matosinhos
- património
Largo do Castelo
4450, Leça da Palmeira
Esta edificação seiscentista tem a forma de uma estrela de quatro pontas, sendo cada uma protegida por guaritas. Os vestígios deste forte defensivo podem ser observados na avenida Doutor Antunes Guimarães, Rampa do Castelo e Rua de Santa Catarina. Começou a ser construído em 1638 mas, em 1655, ainda não estava concluído. Em 1832, durante a guerra civil, sofreu algumas modificações e, já no século XX, foi entregue à Capitania do Porto de Leixões que fez obras para ali alojar o seu pessoal.
Igreja do Bom Jesus de Matosinhos
- património
Rua Silva Cunha, 107
4450-222, Matosinhos
Trata-se de um exemplar renascentista do século XVI, que no século XVIII sofreu obras de remodelação da responsabilidade de Nicolau Nasoni. No interior do templo destacam-se alguns dos mais importantes painéis de talha dourada de artistas do barroco do Norte do país. Realce para as duas torres sineiras, a porta principal decorada com medalhão, no qual se insere uma concha, e os dois nichos laterais com as estátuas de São Pedro e São Paulo. No interior, o olhar prende-se no altar-mor de talha dourada que integra na parte central um nicho com imagem de Cristo crucificado, a mais antiga existente …
Padrão do Bom Jesus de Matosinhos
- património
Rua Heróis de França
4450, Matosinhos
Monumento do século XVIII constituído por um cruzeiro de granito revestido a azulejos e abrigado por um alpendre abobadado, de planta quadrada, coroado por um lanternim. Nos cantos interiores surgem as imagens dos evangelistas. Foi erguido no local onde, segundo a tradição, terá aparecido a imagem do Bom Jesus de Matosinhos.
Escultura de Zulmiro de Carvalho
- património
Rua de Veloso Salgado
4450, Leça da Palmeira
Escultura da autoria de Zulmiro de Carvalho, com cerca de quinze metros de comprimento, onde se destacam os seus imensos repuxos que à noite se iluminam, oferecendo um belo espetáculo visual.
Busto de António Nobre
- património
Rua de António Nobre
4450, Leça da Palmeira
Monumento em memória de António Nobre, o célebre poeta português.
Estátua a Passos Manuel
- património
Praça Passos Manuel
4450, Matosinhos
Estátua em mármore erigida a 24 de agosto de 1864 em louvor de Manuel da Silva Passos (ou Passos Manuel), figura proeminente do nosso liberalismo.
Estátua de Júlio Bumba (O Aveiro)
- património
Rua de António Nobre
4450, Leça da Palmeira
Escultura em louvor de Júlio Bumba, o Aveiro.
Capela de Santo António do Telheiro
- património
Largo de Santo António do Telheiro
4465, São Mamede de Infesta
Capela neoclássica, datada do século XVIII, de planta longitudinal e interior decorado com retábulos neoclássicos. A fachada principal foi revestida, em 1956, a azulejos azuis e brancos formando cercadura. Do lado esquerdo apresenta Santo António onde se lê "Fábrica do Carvalhinho" e por baixo "Capela de Santo António do Telheiro"; do lado direito figura Nossa Senhora de Fátima, e sob o registo lê-se "Restaurada no ano de 1956".