Os melhores locais para visitar
Monumentos em Mangualde
Necrópole Medieval de São Julião
- património
Rua da Igreja
3530-164, Mangualde
Conjunto de três túmulos escavados na pedra e rodeados por um muro em granito.
Gravuras Rupestres de Espinho
- património
EN594
3530-061, Espinho
Conjunto de gravuras rupestres inscritas sobre um afloramento granítico, num caminho em terra junto a um moinho em ruínas.
Castro Senhora Bom Sucesso
- património
Vila Seca
3530-037, Chãs de Tavares
Este castro, localizado no Monte da Senhora do Bom Sucesso, apresenta vários vestígios arqueológicos atribuídos à Idade do Bronze e do Ferro, e aos períodos romano e medieval. Destaque para a magnífica vista que oferece.
Janela Quinhentista da Rua Francisco Lopes Pais de Sousa
- património
Rua Francisco Lopes Pais de Sousa
3530-010, Abrunhosa-a-Velha
Janela quinhentista ou manuelina situada num segundo andar de uma casa em pedra, que se presume ter sido a habitação de um Juiz.
Campas Monoliticas de Póvoa de Cervães
- património
Lugar de Póvoa de Cervães
3530-320, Póvoa de Cervães
Conjunto de campas, datadas do século XI, escavadas na rocha e em bom estado de conservação.
Anta da Cunha Baixa
- património
Lugar da Orca - Casa da Moura
3530-051, Cunha Baixa
A anta é composta por câmara retangular formada por nove esteios, alguns partidos ou incompletos. Possui corredor muito longo com oito esteios de cada um dos lados. É coberta por amplo e espesso chapéu retangular. Já não possui vestígios de mamoa.
Ruínas Romanas da Raposeira
- património
Avenida Nossa Senhora do Castelo
3530-117, Mangualde
Ruínas romanas localizadas no sopé do monte da Senhora do Castelo, antigo castro fortificado da Idade do Ferro. As estruturas arqueológicas que estão a descoberto constituem uma estalagem, aquilo que os romanos denominavam por "mansio". Dava guarida e acolhimento aos transeuntes que percorriam o império e ali descansavam, usufruindo de um relaxante banho nas suas termas privadas.
Real Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão
- património
Rua Nova
3530-071, Mangualde
Mosteiro fundado no século XII, por D. Soeiro e seus companheiros, inicialmente obediente à Regra de S. Bento. Inicialmente foi utilizado como mosteiro masculino da Ordem de Cister. O favor das gentes e o patrocínio dos réis que o tornaram, pela sua proteção, um Real Mosteiro, trouxeram o crescimento da casa e seus bens. Distinguem-se as seguintes partes na sua arquitetura: a torre medieval levantada entre os séculos XII-XV com os seus três pisos de adega e celeiro, hoje relativamente bem conservada; as edificações monásticas do século XVIII que tinham, no piso térreo, o claustro com fonte, a sala do …
Igreja da Misericórdia de Mangualde/ Casa do Despacho
- património
Rua Albertino de Macedo, 5
3530-219, Mangualde
A sua construção decorreu entre os anos de 1721 e 1724, num projeto do arquiteto Gaspar Ferreira. É composta por nave e ousia, sacristia e sala do despacho. O recheio que recebeu para o interior converteu-a num belo exemplar de arte barroca do período joanino. Destaque para os painéis azulejares de simbologia cristã, referentes a cenas do Novo Testamento, para as cenas da vida de Maria e Jesus retratadas no teto da ousia, para os azulejos da Fábrica do Rato da sacristia e para os detalhes do retábulo-mor.
Santuário de Nossa Senhora do Castelo
- património
Santo André
3530-257, Mangualde
Onde outrora estava a fortificação medieval, instalou-se o Santuário de Nossa Senhora do Castelo. A capela que hoje se vê substituiu uma anterior do século XIV. De caraterísticas barrocas e neoclássicas, este monumento chama a atenção pela torre elevada sobre a fachada. Os seus remates são em cantaria, sendo composta por nave e ousia, sacristia e uma sala de reuniões. O interior mostra ainda uma elegante capela-mor, cujo retábulo neoclássico em talha dourada e branca se levanta sobre altos degraus. Os painéis de azulejo interiores figuram episódios da vida da Virgem.