Os melhores locais para visitar

Monumentos em Loures

Convento de Nossa Senhora dos Mártires da Conceição

  • património

Praça da República
2685-105, Sacavém

Loures

Construído no século XVI para substituir o oratório dedicado a Nossa Senhora dos Mártires, o convento albergou as freiras de Santa Clara até 1877, tendo sido depois entregue ao Ministério da Guerra. Possui um claustro de dois pisos e azulejos típicos do século XVII.

Palácio da Mitra

  • património

Largo Félix da Silva Avelar Brotero
2660-119, Loures

Loures

Antiga residência de arcebispos, o Palácio da Mitra ou Palácio dos Arcebispos é um edifício quinhentista em forma de "u", que apresenta os típicos azulejos portugueses nas salas, caracterizadas também pela decoração temática da época (representações de cenas campestres, estações do ano ou culinária). A igreja foi completamente reedificada no século XVI. São desta altura as estátuas que ornamentam as salas do interior do palácio, bem como o chafariz monumental, de estilo barroco.

Palácio e Quinta do Correio-Mor

  • património

EN8
2670, Loures

Loures

O nome deriva do facto da quinta ter pertencido a Luís Gomes Mata, Correio-Mor no tempo de Filipe II. Edificado no século XVIII, o palácio tem, possivelmente, traça do italiano António Canevari, um dos arquitetos do Convento de Mafra. É antecedido por uma porta brasonada de acesso ao pátio. No interior evidenciam-se os azulejos e os tetos em estuque com pinturas de José da Costa Negreiros. Nos jardins destacam-se as cascatas e os azulejos com cenas mitológicas.

Castelo de Pirescoxe

  • património

Praça Viscondes Castelo Branco
2690-414, São João da Talha

Loures

Construído em 1442, este castelo pertenceu à família Castelo Branco até ao século XVIII. Foi restaurado, acolhendo atualmente uma galeria municipal. Da construção original, existem ainda as torres ameadas medievais da antiga casa fortificada.

Cruzeiro de Loures

  • património

Largo da Igreja
2670-400, Loures

Loures

Localizado diante da igreja matriz de Loures, este cruzeiro é constituído por uma plataforma com três degraus e base octogonal com molduras. O fuste é também octogonal, sendo rematado por um capitel decorado com motivos vegetalistas. O remate é feito por uma cruz floreada.

Igreja de Santa Maria / Igreja Matriz de Loures

  • património

Rua Fria, 1
2670-400, Loures

Loures

Igreja de três naves, divididas por arcos suportados por colunas toscanas com pinturas decorativas do século XVII. No teto de berço da nave central figura uma pintura, do mesmo século, do orago. A capela-mor, abobadada, possui um retábulo setecentista com colunas torsas e um sacrário com nichos concheados e grandes atlantes nus.

Igreja de São João Baptista

  • património

Rua da Igreja
2695-708, São João da Talha

Loures

Reconstruída em finais do século XVIII ou princípios do século XIX, esta igreja apresenta ainda um vestígio da construção quinhentista, na pirâmide que coroa a torre sineira. No interior destaca-se a abóbada de berço e capela-mor com revestimento azulejar do século XVII.

Igreja de São Pedro / Igreja Paroquial de Lousa

  • património

Largo 5 de Outubro - EN8
2670-755, Loures

Loures

Edifício sóbrio, constituído por uma só nave e uma torre sineira. No exterior, destaque para o portal lateral manuelino, datado de 1546. No interior, realce para os painéis de azulejo da capela mor e para duas telas datadas do século XVI.

Palácio dos Marqueses da Praia

  • património

Rua da República - EN8
2670, Loures

Loures

Edifício datado do século XIX onde funcionaram, entre 1887 e 1893, os primeiros Paços do Concelho de Loures. Atualmente, ao Palácio original adossa-se um edifício contemporâneo. Depois de sofrer obras de restauro e ampliação, alberga a Assembleia Municipal.

Igreja Matriz de Bucelas / Igreja de Nossa Senhora da Purificação

  • património

Largo do Espírito Santo
2670-655, Loures

Loures

Templo quinhentista de três naves, com cinco tramos de arcos redondos. O revestimento das paredes é feito com azulejos verdes e brancos e as abóbadas de berço são decoradas com pinturas do século XVII. Na capela-mor sobressaem os azulejos policromos, um retábulo de talha barroca e quatro pinturas seiscentistas. Referência também para a talha dos altares laterais e o lampadário seiscentista, assim como para um frontão gótico, à direita da entrada.

1 2 3 4 >