Os melhores locais para visitar
Monumentos em Batalha
Mosteiro da Batalha
- património
Largo Infante Dom Henrique
2440-109, Batalha
Trata-se de um dos maiores e mais belos monumentos góticos de Portugal, sendo o primeiro de arte manuelina do século XVI. O Mosteiro da Batalha é o símbolo mais marcante da Dinastia de Avis. Dom João I, na sequência de um voto à Virgem, caso vencesse a Batalha de Aljubarrota, em 1385, mandou iniciar a obra no ano seguinte, sob direção do arquiteto português Afonso Domingues. Dessa fase resultou grande parte das estruturas da igreja e duas alas do claustro. Em 1402, a direção das obras passou para o Mestre Huguet. A esta época correspondem a matriz gótica flamejante, o …
Igreja Nossa Senhora dos Remédios / Igreja Matriz de Reguengo do Fetal
- património
Largo da Praça da Fonte
2440-208, Reguengo de Fetal
Templo edificado em 1512 e que sofreu reformas no século XVIII. O primitivo traçado maneirista é animado pela combinação barroca da fachada, do século XVIII, e pelo acrescento de alguns pormenores revivalistas do século seguinte. A par da imaginária, evidencia-se a pia de água benta, de estilo manuelino.
Igreja da Misericórdia da Batalha
- património
Largo da Misericórdia
2440, Batalha
Igreja composta pela nave retangular e várias dependências, entre as quais a Sala do Despacho. A fachada principal é de empena angular e cunhais rematados por pináculos, é rasgada por portal encimado por janelão balaustrado com frontão interrompido para receber o escudo nacional. Interiormente a nave e capela-mor elevada são cobertas pelo mesmo teto de madeira em três planos, com o escudo joanino pintado.
Ermida da Senhora do Fetal
- património
Rua Nossa Senhora do Fetal
2440, Reguengo do Fetal
Capela maneirista construída em 1585. Nos finais do século XVII foi revestida a azulejos e, em 1905, recebeu um painel de azulejos de Roque Gameiro alusivo ao milagre de Nossa Senhora do Fetal.
Santuário de Nossa Senhora do Fetal
- património
Rua Nossa Senhora do Fetal
2440, Reguengo do Fetal
Santuário constituído por uma ermida e um cemitério, ambos construídos no século XVI. Aqui decorre a festa do Espírito Santo, baseada na história popular de uma menina que pastoreava o gado e pedia pão para sobreviver. Assim, nesta festa todos recebem um pão, patrocinada pelo imperador, um indivíduo que por força de uma promessa suporta os custos.
Igreja Matriz da Batalha
- património
Largo da Misericórdia
2440, Batalha
Igreja manuelina, barroca e revivalista construída em 1514. É constituída por uma capela mor e por uma sacristia adossada. Os dois altares e a pia batismal são provenientes da Igreja do Mosteiro.
Capela de São Mateus
- património
Rua de Santo António
2440, Alcanadas
Capela de nave única e capela-mor construída em 1517 e ampliada entre 1887 e 1948. Em 1980 foi construída dentro do adro da capela a igreja de Nossa Senhora do Ó.
Monumento aos Militares das Guerras de França e África
- património
Rua de São Martinho
2495, São Mamede
Monumento representando um soldado, erguido em homenagem aos militares mortos nas Guerras de França e África.
Moinhos da Portela das Cruzes
- património
São Mamede
2495, Portela das Cruzes
Conjunto de moinhos de vento que antigamente moíam cereais. Encontram-se em bom estado de conservação.
Edifício de Horácio dos Santos Monteiro
- património
Largo da Misericórdia
2440, Batalha
Habitação solarenga datada do século XVIII, de estilo joanino, no qual se evidenciam as molduras dos vão em calcário lavrado. Foi provavelmente construído nos finais do século XVIII.