Os melhores locais para visitar
Monumentos em Aveiro
Ponte de Carcavelos
- património
Cais dos Remadores Olímpicos
3800-256, Aveiro
Ponte situada sobre o Canal de São Roque, construída sob a ponte primitiva, que ruiu em 1942.
Igreja do Convento de Santo António
- património
Largo de Santo António
3810-169, Aveiro
Templo integrado num convento, fundado em 1524. Em 1564, a igreja sofreu obras de reforma e ampliação e um século depois foi reconstruída por se encontrar em ruínas. Durante o século XVIII foi alvo de inúmeras reformas, tais como: aplicação de talha dourada no retábulo da capela-mor, colocação de retábulos laterais do arco do cruzeiro, revestimento da capela-mor com azulejos historiados da oficina de Vital Rifarto, cadeiral no coro alto, edificação e revestimento a talha dourada e telas da sacristia e construção do claustro. Destaca-se pelas capelas geminadas de Santo António e de São Francisco, de fachada protobarroca.
Igreja da Misericórdia de Aveiro
- património
Rua de Coimbra, 27
3810-086, Aveiro
Este templo, ligado à renascença coimbrã, serviu de Sé aquando da criação do Bispado de Aveiro. A sua construção teve início em 1600, sendo da autoria de Gregório Lourenço. Em 1608 concluiu-se a Casa do Despacho, em 1623 o corpo da igreja e porta principal e, em 1653, a capela-mor. No século XVII colocou-se o retábulo e foi feito o revestimento interior com azulejos lisbonenses. Já no século XVIII procedeu-se ao douramento da capela-mor e aplicação de talha dourada nas sanefas da nave. Em 1767 foi executado o órgão e quase um século depois, em 1876, revestiu-se a fachada com …
Cruzeiro de São Domingos
- património
Rua Batalhão de Caçadores
3810-064, Aveiro
O cruzeiro de São Domingos, também conhecido como cruzeiro de Nossa Senhora da Glória, data dos finais do século XV. O original foi recolhido para o interior da Sé de Aveiro em finais dos anos 70. Trata-se de uma cruz quatrocentista com cenas da Paixão e Morte de Cristo esculpidas em baixo relevo.
Edifício da Casa dos Ovos Moles / A Barrica
- património
Rua João Mendonça, 225
3800-200, Aveiro
Edifício de estilo Arte Nova, com águas furtadas com vão em «arco japonês», característica regional aveirense. No interior, as portas dos compartimentos são de madeira com vidros coloridos. As maçanetas de uma das portas são trabalhadas, fazendo lembrar uma borboleta.
Capela da Ordem Terceira de São Francisco
- património
Largo de Santo António
3810-169, Aveiro
Capela franciscana fundada em 1677, integrando o conjunto arquitetural do Convento de Santo António. No século XVIII foi feito o revestimento das paredes com azulejos da oficina de Vital Rifarto. A Casa do Despacho data de 1682, tendo sido adossada a via sacra às paredes exteriores, no século XVIII. Este conjunto arquitetónico encontra-se bem conservado, apresentando sobriedade no exterior mas uma grande riqueza no interior.
Igreja de São Domingos / Sé Catedral de Aveiro
- património
Rua Batalhão de Caçadores, 10
3810-064, Aveiro
Uma parede em pedra talhada com um nicho onde se vislumbra uma Nossa Senhora de feição gótica é o que resta, na atual Sé, da antiga igreja do convento dominicano (1423). Realce para as capelas laterais, uma com um retábulo em calcário, do século XVI, e outra com um retábulo em madeira esculpida onde surge uma estátua de Nossa Senhora do Rosário. Em 1719 foi construída uma nova fachada barroca e em meados do século XVIII foi edificado o coro alto e teto, tendo sido reformada a capela-mor. Em 1860 foi construída a torre sineira.
Fachada da Estação de Aveiro
- património
Largo da Estação
3800-179, Aveiro
Edifício revestido com painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), que reproduzem informação sobre os principais monumentos da região e do país. Possuem uma excecional qualidade, não só pela qualidade artística como também pela sua qualidade informativa e pedagógica. Remonta ao século XIX e, apesar do seu estilo modernista, obedece à tipologia da chamada "Casa Portuguesa".
Capela da Madre de Deus
- património
Rua Guilherme Gomes Fernandes
3800-197, Aveiro
Capela construída no século XVII, cujo exterior da cúpula foi revestido com azulejos lisbonenses. Apresenta planta hexagonal com dois corpos quadrangulares adossados. Destacam-se os retábulos do século XVII, o janelão sobreposto e gradeado, com empena e emblemática heráldica coroada com frontão triangular interrompido e a cornija com gárgulas nos ângulos pináculos piramidais assentes em plintos com decoração geométrica.
Igreja do Senhor das Barrocas
- património
Largo do Senhor das Barrocas
3800-248, Aveiro
Edificada em 1722, em 1732 foi feita a transladação do crucifixo para o interior da capela. No século XVIII procedeu-se ao revestimento a talha dourada dos retábulos e altares laterais e à colocação da sineta. No século XIX sofreu várias reformas e, já no século XX, foram feitas obras de conservação e valorização. A capela, com características do barroco joanino, integra-se no tipo de capelas poligonais. Apesar da traça erudita, este exemplar revela a participação de mestres regionais. Realce para o revestimento em talha do seu interior e dois óleos da autoria do mestre André Gonçalves.