Os melhores locais para visitar
Monumentos em Arcos de Valdevez
Conjunto de Espigueiros do Soajo
- património
EM530
4970-651, Soajo
Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros de Portugal, com construções todas em pedra. Ao todo são 24 espigueiros de tipo galaico-minhoto, sendo o mais antigo do ano de 1782. É possível ver o caráter sagrado dado ao local, devido às cruzes no topo dos espigueiros para, segundo as gentes locais, proteção divina do que lá é guardado, muitas vezes o único meio de sobrevivência comunitária.
Santuário da Nossa Senhora da Peneda
- património
Peneda
4970-150, Gavieira
Santuário a 780 metros de altitude, edificado junto de um morro agreste. Este local é palco de uma das mais concorridas romarias nacionais, a 7 de setembro, altura em que a paisagem envolvente toma proporções ainda mais belas.
Paço da Giela
- património
Paço de Giela
4970-765, Giela
Solar fortificado, exemplar da habitação senhorial da idade média portuguesa. A torre, do século XIV, adossou edifícios apalaçados durante o século XVI. Merece destaque a janela manuelina.
Castelo de Santa Cruz
- património
Rio Frio
4970, Parada
Apesar do mau estado de conservação e correspondente pouco valor patrimonial, o castelo de Santa Cruz ou dos Arcos possui grande significado histórico regional e reveste bastante interesse científico para a compreensão da organização e evolução do povoamento medievais na região minhota.
Ponte sobre o Rio Vez
- património
Rua dos Milagres
4970-592, Arcos de Valdevez
Ponte construída entre 1876 e 1880 que procurou manter a linha arquitetónica da antiga ponte medieval que aqui se erguia. É constituída por quatro arcos de volta redonda.
Igreja da Lapa
- património
Largo da Lapa
4970-434, Arcos de Valdevez
A singularidade deste templo advém da monumental altura da nave, de planta e paredes levemente ovaladas, contrastando com as formas baixas e retangulares do vestíbulo e da capela-mor. O portal, encimado por janelas, é moldurado e lavrado. Evidenciam-se os retábulos de talha dourada e o trabalho de estuque.
Igreja da Misericórdia de Arcos de Valdevez
- património
Largo da Misericórdia
4970-438, Arcos de Valdevez
Templo construído no século XVI, foi reconstruído no século XVIII. No interior destaca-se uma imagem de Santo António, que exibe uma legenda alusiva à expulsão das tropas napoleónicas.
Anta do Mezio
- património
EN202
4970-092, Soajo
A Anta do Mezio está integrada no conjunto de monumentos megalíticos conhecidos por Antas da Serra do Soajo. Trata-se de um exemplar funerário pré-histórico edificado há cerca de 5000 anos.
Torre, Casa e Quinta de Aguiã
- património
Cardida
4970-034, Cardida
Solar barroco constituído por um grande corpo central com arcada dupla e duas escadarias simétricas que se desenvolvem perpendicularmente à fachada. Integrada neste edifício encontra-se uma torre medieval, de planta quadrada e coroada de ameias, colocada ao centro.
Capela de São João Baptista da Comenda
- património
EM523-4
4970-516, Carreira
Templo com uma fachada rematada por um campanário com duas ventanas. Merecem destaque os capitéis decorados com elementos fitomórficos e zoomórficos e as frestas com colunelos esculpidos com representações dos padroeiros da Ordem de Malta, São João Baptista e São João Evangelista.