Os melhores locais para visitar
Monumentos em Alenquer
Igreja Matriz de Alenquer / Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Triana
- património
Rua Gago Coutinho
2580-578, Alenquer
Igreja maneirista constituída por uma nave única e quatro capelas laterais. Foi fundada por Dona Isabel no século XIII, reedificada em 1758 (depois do terramoto de 1755), em 1910 foi abandonada e em 2001 sofreu obras de restauração.
Igreja da Misericórdia de Alenquer
- património
Rua Maria Milne Carmo, 1
2580-389, Alenquer
Templo de nave única reconstruído em 1595 e reformado após o terramoto de 1755. Destacam-se os azulejos azuis e brancos enxaquetados, a pia batismal seiscentista (proveniente da Igreja da Várzea), a talha dourada, as pinturas do teto com cercadura policroma, as lápides e esculturas antigas e as pinturas do altar-mor.
Convento da Reforma de Montejunto
- património
Montejunto
2550-366, Lamas
Convento construído em 1760 no cume da Serra de Montejunto, do qual apenas restam, atualmente, ruínas. Não parece ter sido terminado, por a Reforma dos Dominicanos não ter ido avante.
Castelo de Vila Verde dos Francos
- património
Rua Principal, 4
2580-442, Vila Verde dos Francos
Segundo documentação histórica, trata-se de uma vigia medieval com alterações posteriores. Atualmente, apenas subsistem alguns vestígios do antigo castelo.
Convento de Santo António de Charnais
- património
Aldeia Galega da Merceana
2580, Aldeia Galega da Merceana
Convento franciscano de arquitetura maneirista, barroca e rococó, constituído pela Igreja, as antigas dependências conventuais, o claustro, a Sala da Portaria e o refeitório. Destaque para um conjunto de azulejos monocromos datados dos séculos XVII e XVIII.
Castelo de Alenquer
- património
Calçada Damião de Gois
2580, Alenquer
Castelo de planta retangular, com dois ângulos constituídos por torres. Foi mandado construir por Dom Dinis no século XIII. Numa das portas de entrada encontra-se a coroa real e o brasão de Dom Manuel. Atualmente, restam apenas panos de muralha, alguns dos quais integrados em construções, a Porta da Conceição e a Torre da Couraça.
Convento de São Francisco
- património
Rua Comendador Guilherme João Carlos Henriques, 6
2580-337, Alenquer
Primeiro convento franciscano fundado em Portugal, em 1222 por ordem de Dona Sancha, filha de Dom Sancho I. Embora profundamente danificado pelo terramoto de 1755, subsistem alguns elementos de épocas anteriores. No claustro quinhentista, mantém-se o portal manuelino, bastante ornamentado, que dá acesso à Casa do Capítulo.
Túmulo de Damião de Góis
- património
Travessa de São Pedro
2580-339, Alenquer
Monumento sepulcral onde jaz Damião de Góis, um historiador português que se distinguiu no renascimento em Portugal, localizada na capela do lado da Epístola da Igreja de São Pedro. De linhas sóbrias, destaca-se uma moldura com descrição latina.
Capela de Santa Catarina / Capela de Triana
- património
Largo Gago Coutinho
2580-360, Alenquer
Capela seiscentista que originalmente pertencia a um conjunto de edifícios do Oratório de Santa Catarina, projetados por Frei André de São Bernardino. A fachada possui portal de verga reta encimado por janela alta de aparelho rusticado e terminado em frontão triangular e uma pequena sineira. No interior, destacam-se os altares de talha dourada, um púlpito do século XVII, e algumas peças de imaginária setecentistas.
Capela da Igreja de São Pedro
- património
Travessa de São Pedro
2580-339, Alenquer
Capela funerária de planta quadrangular, datada do século XVI. Sofreu obras de restauração em 1940, reaproveitando alguns elementos renascentistas. Encontra-se aqui o túmulo de Damião de Góis.